sábado, 26 de fevereiro de 2011
Sarubobos
Coluna
Amuletos,
Postagens antigas
Existem diversos amuletos, com os mais diferenciados significados e formas, na cultura japonesa. O que trago para vocês hoje é o Sarubobo, que apesar de sua simplicidade conquista a todos!
Sarubobos são pequenos bonecos de pano, originalmente pretos com os rostos vermelhos, como são os rostos dos macacos de uma certa espécie japonesa. "Saru" é a palavra japonesa para "macaco", e eles são conhecidos por terem partos rápidos, e dai vem o primeiro significado dos Sarubobs: partos seguros e calmos para as gestantes.
Os Sarubobos, porém, podem ter diversos significados, variando com suas cores: sorte nos estudos e no trabalho (azul), sorte no amor (rosa), saúde (verde), dinheiro (amarelo) e afastar maus espíritos (preto). Eles podem ser encontrados hoje em dia também em tecidos estampados.
Originalmente, os Sarubobos eram dados por mães ou avós a suas filhas ou netas, feitos a mão, e por isso são simples. O motivo de não terem rosto é que assim, você pode imaginá-los como quiser: tristes, felizes, raivosos, etc.
Além disso, os sarubobos são associados a três desejos: proteção contra coisas ruins, um lar feliz e boa sorte, e um parto tranquilo para gestantes. Também eram dados a casais para lhes desejar felicidade no casamento.
Podem ser encontrados em diversos tamanhos, como chaveiros e em vários outros formatos.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Mis snow Man nas telonas
Coluna
Filmes,
Postagens antigas
Olá queridos! Não sei se já notaram, mas as coisas estão um pouco diferentes por aqui. Estamos com novos membros na equipe, e eu gostaria de dar as boas vindas a eles. As colunas também mudaram, como vocês vão ver, não estou mais com a parte histórica do Japão. Agora vou trazer pra vocês um pouco sobre as notícias artísticas, sejam elas sobre música (que é onde eu me saio um pouco melhor), filmes, doramas e tudo que for relacionado.
Agora é a vez do grupo Mis Snow Man, que pertence a Johnny's Jr., estreará nas telas dos cinemas com o filme Hot Snow. A TV Pia anunciou no seu twitter há alguns dias. Ao que tudo indica, o tema principal do filme será a dança. Se trata de quatro jovens apaixonados pela dança, enviados 25 anos no passado por um lapso de tempo. Lá, conhecem outros quatro jovens que vivem naquela época e compartilham a mesma paixão pela dança.
Não foram divulgados muito detalhes sobre o filme, assim que surgir alguma novidade estarei postando aqui.
Kiss!
Até a próxima.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Yuuko-Apresentação
Coluna
Postagens antigas
Yuuko Kitsune se apresentando:
Olá queridos leitores! Me chamo Yuuko Kitsune , como já perceberam bem , sou redatora novata no Aisuru e na vida. Vou procurar me esforçar o máximo por vocês , contando lendas , símbolos japoneses e tudo que engloba a cultura passada e a futura também.Mostrando novidades , festivais , histórias e até contos para assustar ou maravilhar vocês , apesar de terror não ser meu gênero.A Cultura japonesa é rica de diversas formas , que nos atrai e fascina com sua grande sabedoria e excelência.
Não podemos esquecer também da culinária! Atire a primeira pedra quem não se deliciou ou teve um desejo súbito de degustar um delicioso sushi?Quem já não comeu a famosa Yakissoba?Quem pensa em um dia tomar um copinho de sakê e ver como é o resultado? Ou então comer o prato milenar dos lutadores de Sumõ?É , dá até agua na boca só de falar.
Também abordarei aqui a origem do mangá e como tudo começou, assim fazendo uma pequena série , para você, um Otaku convicto , como eu também sou(no meu caso e a das meninas Otome), saber a origem dessa arte maravilhosa que nos fascina a cada dia.
Pulando esses fatos não sou uma pessoa que muito da vida pessoal ,exceto no meu próprio blog . Me considero uma pessoa reservada , e que possui temperamento colérico e melancólico , com qualidades e defeitos.
Bem , é um prazer me apresentar e farei o melhor para vocês.Sou nova nessa área mas sei que irei aprender muito.
Então... Já mata!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Happy Valentine's day!
Coluna
Festivais,
Postagens antigas,
Tradições
Oi, pessoas! Sejam bem-vindos novamente ao Aisuru... E hoje é 14 de fevereiro, dia de São Valentim! Ou, popularmente conhecido, dia dos namorados. No Japão, como na maioria dos países do mundo, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, diferente do Brasil, já que comemoramos em junho. Mas porquê essa diferença de datas? E o Valentine's day tem alguma peculiaridade no Japão?
Apesar de comemorar na mesma data que quase todos os outros países, o Valentine's day no Japão é um pouco diferente e curioso. A começar pela entrega dos chocolates, que é feito exclusivamente pelas mulheres, isso mesmo! É tradição que as mulheres presenteiem os homens nesse dia. Um pouco machista? Talvez. E não existe só um tipo de chocolate não, na verdade, existem vários, mas os mais importantes e conhecidos são os Honmei Choco (本命チョコ – Chocolate de Intenção Verdadeira), usado para presentear a pessoa por quem se está apaixonada; Giri Choco (義理チョコ – Chocolate de Convivência Social), oferecido aos colegas de trabalho, conhecidos, clientes, como forma de gratidão; Family Choco (ファミリーチョコ – Chocolate de Família), dado para o marido e filhos; e o Tomo Choco (友チョコ – Chocolate de Amizade) Oferecido às amigas, como demonstração de afeto e companheirismo; Antigamente, o Honmei Choco era o chocolate mais vendido, mas com o passar dos anos o Giri Choco começou a bater o recorde. Faz até um pouco de sentido, já que uma pessoa tem muito mais colegas de trabalho e amigos do que outras pessoas por quem ela esteja apaixonada, né?
Mas calma, meninas! Antes de ficarem ofendidas com a data e suas tradições (as ocidentais, porque as próprias japonesas vêem essa tradição de presentear o amado como uma honra), tenho algo que vai alegrar vocês. Exatamente um mês depois, no dia 14 de março, ocorre o White day (ou Dia branco), uma espécie de resposta ao dia dos namorados. Só que é a vez dos homens de presentear as mulheres! E melhor, com uma caixa ainda mais cara! Algumas também podem achar isso machismo, mas vamos lá, não dá pra agradar gregos e japoneses, né? Uma curiosidade legal da data é que a maioria das mulheres costumam fazer o Honmei Choco com as próprias mãos, sem comprar em lojas. Os japoneses valorizam muito o caseiro, feito com as mãos, até porque só gostando muito de alguém pra ter esse esforço e trabalho de fazer um chocolate, né? Sem contar que é muito fácil ir numa loja e comprar uma caixa, qualquer um faz isso. Antigamente isso era mais freqüente, claro, mas hoje em dia não deixou de ser. Eu também prefiro algo feito com as próprias mãos, mesmo correndo o risco de ter muito sal ou açúcar! E vocês?
Happy Valentine's day, minna! <3
Happy Valentine's day, minna! <3
Ja ne~
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Hinamatsuri
Coluna
Festivais,
Postagens antigas
Olá gente! Hoje vou falar do hinamatsuri, algo que achei extremamente interessante da primeira vez que ouvi falar sobre, e que me fez tomar um gosto especial por essa parte da cultura japonesa.
Altar de bonecas tipíco do festival hinamatsuri |
Primeiro, você precisa saber que no Japão não existe o que no Brasil é conhecido como “dia das crianças”, e, na realidade, o que existe são dois feriados separados, um destinado às meninas, e outro aos meninos.
O que vou falar aqui hoje é o hinamatsuri, ou, em uma tradução literal, “Festival das Bonecas”, que seria o “dia das meninas” nas terras nipônicas.
Para começo de conversa, essa tradição de exibir bonecas veio do período Edo (que é conhecido por ser o inicio do período moderno do Japão), quando se acreditava que as bonecas afastavam maus espíritos. Porém, o festival tem suas raízes em algo ainda mais antigo, uma tradição que dizia que se bonecas de papel fossem colocadas em um rio, levaria consigo para o mar os maus espíritos e os diversos males.
Nesse festival, que ocorre no dia três de março, é construído um “altar” com sete degraus, onde em cada um deles são colocadas bonecas especificas com significados próprios, que representam pessoas do período Heian (período no qual as artes se desenvolveram plenamente no Japão, foi também o auge dos samurais e do confucionismo), sendo sempre o degrau mais alto reservado as bonecas representando o imperador e a imperatriz.
Os degraus são cobertos normalmente com um pano vermelho e, além das bonecas, pode-se ver diversos acessórios dispostos em sua extensão, valorizando a riqueza de detalhes.
O segundo degrau, de cima para baixo, é reservado a três senhoras da corte japonesa. Abaixo delas, no terceiro degrau, ficam os músicos, e o cantor segura um leque. Nas fileiras mais baixas, são dispostas diversas mobílias e carruagens, além de ferramentas de trabalho. No quinto degrau podemos notar também dois ministros, um à esquerda e outro a direita.
O altar deve ser montado, segundo a tradição, por volta da segundo quinzena de fevereiro e desmontado até o dia quatro de março. Caso essas datas não sejam respeitadas, a menina pode encontrar problemas para se casar no futuro. Além disso, diz-se também que essa festa influi na prosperidade, saúde e felicidade das meninas.
As bonecas devem ser dadas pela família da mãe ou compradas em lojas especificas, e cuidadosamente guardadas após desmontar o altar. Como até no Japão a sociedade enfrenta disparidades, é normal encontrar em algumas casas altares muito mais detalhados e bem mais trabalhados do que em outras.
O que vou falar aqui hoje é o hinamatsuri, ou, em uma tradução literal, “Festival das Bonecas”, que seria o “dia das meninas” nas terras nipônicas.
Para começo de conversa, essa tradição de exibir bonecas veio do período Edo (que é conhecido por ser o inicio do período moderno do Japão), quando se acreditava que as bonecas afastavam maus espíritos. Porém, o festival tem suas raízes em algo ainda mais antigo, uma tradição que dizia que se bonecas de papel fossem colocadas em um rio, levaria consigo para o mar os maus espíritos e os diversos males.
Nesse festival, que ocorre no dia três de março, é construído um “altar” com sete degraus, onde em cada um deles são colocadas bonecas especificas com significados próprios, que representam pessoas do período Heian (período no qual as artes se desenvolveram plenamente no Japão, foi também o auge dos samurais e do confucionismo), sendo sempre o degrau mais alto reservado as bonecas representando o imperador e a imperatriz.
Os degraus são cobertos normalmente com um pano vermelho e, além das bonecas, pode-se ver diversos acessórios dispostos em sua extensão, valorizando a riqueza de detalhes.
O segundo degrau, de cima para baixo, é reservado a três senhoras da corte japonesa. Abaixo delas, no terceiro degrau, ficam os músicos, e o cantor segura um leque. Nas fileiras mais baixas, são dispostas diversas mobílias e carruagens, além de ferramentas de trabalho. No quinto degrau podemos notar também dois ministros, um à esquerda e outro a direita.
O altar deve ser montado, segundo a tradição, por volta da segundo quinzena de fevereiro e desmontado até o dia quatro de março. Caso essas datas não sejam respeitadas, a menina pode encontrar problemas para se casar no futuro. Além disso, diz-se também que essa festa influi na prosperidade, saúde e felicidade das meninas.
As bonecas devem ser dadas pela família da mãe ou compradas em lojas especificas, e cuidadosamente guardadas após desmontar o altar. Como até no Japão a sociedade enfrenta disparidades, é normal encontrar em algumas casas altares muito mais detalhados e bem mais trabalhados do que em outras.
A comida tradicional desse festival é o arare, que são pequenas bolachas coloridas, e a bebida se chama amazake, que nada mais é que uma versão do sakê, porém com baixo ou nenhum teor alcoólico.
A anfitriã convida os amigos para tomar um chá, e além das arare, também são servidos hishimoshi, bolinhos doces de arroz. Para diversão dos convidados, a anfitriã pode cantar, e a música mais utilizada é a Ureshii Hinamatsuri.
Como o Japão é o país mais supersticioso do mundo, não é surpresa que as tradições são cumpridas a risca.
Aqueles que assistiam assiduamente Pokémon devem se lembrar de um episódio em que a Misty e a Jesse participavam de um torneio cujo o premio era um altar com as bonecas usadas no festival.
Para quem quiser saber mais, vale também consultar a revista Neo Tokyo nº 19!
Espero que tenham gostado da minha primeira matéria aqui, e aguardem os próximos posts!
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Jiu Jitsu a arte do combate corpo a corpo.
Coluna
Artes Marciais,
Postagens antigas
Hello minna-san.
Primeiro preciso me desculpar pelo sumiço com a equipe e com os leitores, as coisas estão um pouco corridas pra mim, esse começo de ano consegui ocupar cada minuto do meu dia, saio de casa as 6 da manhã e só passo em casa as 4 da tarde pra trocar de mochila e só volto pra casa a meia noite e pra completar meu note está na assistência técnica sem previsão de quando vai ficar pronto. O motivo disso e que agora eu estou treinando Jiu-Jitsu e Muay Thai. E hoje resolvi falar um pouco sobre jiu jitsu gostaria de falar sobreo muay thai também, mas esse é um estilo de luta Tailandês, vamos ao que interessa.
O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa que usa alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, é um modo de combate corpo a corpo onde não se usa nenhuma arma pra dominar o oponente. " Ju "pode ser traduzido significa" gentil, suave, flexível, maleável, ou ceder. " " Jutsu "pode ser traduzido significa" arte "ou" técnica "e representa a manipulação do adversário de usar a sua força contra si mesmo ao invés de confrontá-lo com a nossa própria força.
Amarela (até 15 anos)
Laranja (até 15 anos)
Verde (até 16 anos)
Azul (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a 2 anos)
Roxa (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 2 anos)
Marrom (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio )
Preta
Coral (Vermelho e preto - Mestre)
Vermelha (Grande Mestre)
O post foi curto e bem resumido, se possivel postarei um pouco sobre algumas tecnicas durante a semana.
Até +
Kiss
Primeiro preciso me desculpar pelo sumiço com a equipe e com os leitores, as coisas estão um pouco corridas pra mim, esse começo de ano consegui ocupar cada minuto do meu dia, saio de casa as 6 da manhã e só passo em casa as 4 da tarde pra trocar de mochila e só volto pra casa a meia noite e pra completar meu note está na assistência técnica sem previsão de quando vai ficar pronto. O motivo disso e que agora eu estou treinando Jiu-Jitsu e Muay Thai. E hoje resolvi falar um pouco sobre jiu jitsu gostaria de falar sobreo muay thai também, mas esse é um estilo de luta Tailandês, vamos ao que interessa.
O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa que usa alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, é um modo de combate corpo a corpo onde não se usa nenhuma arma pra dominar o oponente. " Ju "pode ser traduzido significa" gentil, suave, flexível, maleável, ou ceder. " " Jutsu "pode ser traduzido significa" arte "ou" técnica "e representa a manipulação do adversário de usar a sua força contra si mesmo ao invés de confrontá-lo com a nossa própria força.
Há varias teorias para a origem do jiu jitsu. Uma teoria sustenta que, no século 17, um homem chinês chamado Chen Yuan Ping introduziu as técnicas do jiu jutsu a três ronin (Fukuno Hichiroemon, Miura Yojiemon e Isogai Jirozaemon). Outra teoria afirma que o jiu jutsu começou na idade dos deuses e é uma invenção puramente japonesa. O termo jiu jutsu não foi inventado até o século 17, depois do qual tornou-se um termo geral para uma ampla variedade de disciplinas relacionadas com a luta, já em 1724, quase dois séculos antes de Jigoro Kano ter fundado a arte moderna de Kodokan Judo. Hoje, os sistemas de combate desarmado que foram desenvolvidos e praticados durante o período Muromachi (1333-1573) são referidos coletivamente como jiu jutsu ao velho estilo japonês.História
O jiu jutsu japonês normalmente da mais ênfase no lançamento, imobilização, fixação, travamento conjunta , asfixia e estrangulamento. No jiu jutsu, existem cinco principais setores ("artes") de treinamento. A primeira, a arte de bloqueio, é usado para defender contra ataques. O segundo, a Arte da Fulcrum Throw, é empregada no judô . A terceira, a arte do ponto de apoio não-Throw é empregado através de lances que envolvem pouco ou nenhum contato com o oponente. O quarto, a Arte da Fuga (Hakko-Dori), é muito importante em diversos estilos de Jiu jutsu. O quinto é a arte do golpe (Atemi-Waza).Descrição
Foi desenvolvido após Mitsuyo Maeda trouxe o judô para Brasil em 1914. Maeda aceitou ensinar seu amigo, empresário e filho de político Gastão Gracie, Carlos, o art. Depois de Carlos aprendeu a arte de Maeda, ele passou seu conhecimento a seus irmãos Oswaldo, Gastão Jr., George e Hélio (que modificou as técnicas para minimizar o esforço de resistência por causa de seu pequeno tamanho e peso). Na época, o judô era ainda frequentemente comumente referido como Kano "Jiu-Jitsu" (de seu fundador, Jigoro Kano).Jiu Jitsu no Brasil
Branca (permanencia mínima de um ano)Graduação
Amarela (até 15 anos)
Laranja (até 15 anos)
Verde (até 16 anos)
Azul (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a 2 anos)
Roxa (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 2 anos)
Marrom (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio )
Preta
Coral (Vermelho e preto - Mestre)
Vermelha (Grande Mestre)
O post foi curto e bem resumido, se possivel postarei um pouco sobre algumas tecnicas durante a semana.
Até +
Kiss
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Victor - Apresentação
Coluna
Postagens antigas
Olá gente! Aqui é o Victor, sou redator novo do Aisuru e vou trazer para vocês matérias diversas sobre o Japão e sua cultura, além de curiosidades e algumas coisas mais. Na verdade, se tem algo dentro da cultura nipônica que me interessa mais que os outras coisas, isso seria os festivais típicos do Japão. Em segundo lugar, as crenças populares, lendas, amuletos e outros. Esses dois assuntos estão intimamente ligados e muitas vezes se misturam.
Sou quieto e na minha, tímido. Não gosto nem sei falar muito de mim.
Gosto de trazer curiosidades sobre os temas abordados e costumo pesquisar bastante e consultar várias fontes para trazer as informações mais precisas possíveis. Sempre que der, vou trazer algumas indicações de leitura que tenham haver com o assunto, além de filmes, animes, e qualquer outra coisa que possa fazer referência a tal.
Como gosto de pelo menos dar uma olhada por alto antes de indicar alguma coisa, talvez nem sempre eu tenha tempo de recomendar algo, mas eu prefiro isso à dizer "Assistam filme tal, que fala sobre o assunto" sem saber se é algo realmente de qualidade. Porém, posso indicar sem ter visto, avisando que não vi e que, portanto, não posso confirmar se é realmente bom.
Gosto de estar sempre criando coisas novas e maneiras diferentes e interessantes de fazer as coisas, o que gera muitas idéias malucas (não diga depois que não avisei) então não se sabe o que pode sair da minha cabeça.
Bom, é isso, espero que me agüentem aqui
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Mudanças + SANA fest 2011!
Coluna
Postagens antigas
Olá, meus queridos! Antes de mais nada, quero me desculpar pelo sumiço, tanto meu quanto do resto da equipe, mas sabe como é fim de ano, né? Todo mundo quis ficar com a família, alguns viajaram, então ficou difícil manter a ordem. Mas agora estaremos retomando nossas atividades e com algumas pequenas mudanças na nossa estrutura... Uma delas foi o layout, repararam? (claro, né, Nana, tá bem na cara *apanha*) Eu realmente gostei dele, deu uma limpada no nosso visual. Espero que tenham curtido tanto quanto nós! Outra coisa que também mudou foi o nome (e eu juro que desta vez ficaremos com esse nome, tá? JURO!), Aisuru vem do japonês e significa querido, amado. É uma palavra bem bonita, na minha opinião, e tem uma sonoridade legal também. Uma das minhas favoritas! Também temos outra mudança estrutural que será a extinção das divisões de colunas. MAS CALMA! Nós, o redatores, ainda faremos matérias sobre assuntos relacionados ao Japão, só não ficaremos mais presos a um só, exploraremos, todos, qualquer tema. Mas manteremos os marcadores ali do lado pra facilitar a busca por assuntos, e se você quiser ser um pouco mais específico, pode utilizar a caixinha de pesquisa logo abaixo. E aí, muita informação? Bom, é isso aí, com o tempo a gente vai se arrumando, se acostumando e sempre melhorando, um pouquinho a cada dia.
Mas mudando de assunto e dando continuidade ao post, neste último fim de semana (29 e 30 de janeiro) aconteceu o SANA fest 2011! Sendo a primeira edição do ano (a segunda, e maior, acontece sempre em julho), reuniu tudo aquilo que nós, fãs do Japão, amamos: Animes, cosplays, artigos (alguns importados) super fofinhos, animekê, competições, e shows internacionais, CLARO! Yumi Matsuzawa marcou presença no evento pela segunda vez, já que a última tinha sido em 2009. Devo dizer que eu me satisfiz MUITO, pois sou uma super fã dela e vê-la novamente foi muito, mas muito bom mesmo! Comprei até um CD dela que estavam vendendo no evento (50 cópias pra trocentas pessoas não é mole!). Como já mencionei antes, o SANA fest é como se fosse um "mini" SANA, sendo o SANA (Super Amostra Nacional de Animes) um evento que acontece em Fortaleza, capital do Ceará. O SANA fest acaba se tornando uma espécie de preparação para o maior, que acontece em julho, e por esse motivo o público tem um número bem reduzido. Isso não quer dizer, entretanto, que tenha pouca gente, aliás, no segundo dia estava um inferno de tão lotado (agora imaginem no SANA mesmo!)! Mas então você me pergunta "então porque não ir apenas no SANA, já que esse deve ter tudo, em dobro, que o fest?" e eu vou te responder "Não!". Apesar de quase tudo ser igual, é exclusivamente no SANA fest que acontece uma das preliminares para a escolha da dupla brasileira candidata a participar do WCS, uma competição mundial de cosplays lá do Japão! Esse ano uma dupla de amigos meus participou e achavam que não chegariam nem ao terceiro lugar, mas ficaram em segundo! Eles fizeram Ciel&Sebastian, de Kuroshitsuji. Eu ia fazer um trio com eles, mas no fim do ano fiquei incomunicável por causa da internet e sem grana por conta de uma viagem que fiz ao Rio em outubro. Mas foi até bom, pois tive oportunidade de fazer um outro cosplay de um personagem que eu ADORO! O Ranma, de Ranma 1/2, a versão feminina, já que sou ruiva.
Luana e Rafael de Ciel e Sebastian |
Eu, aeee! |
Também tiveram outras coisas legais no evento, mas eu já mencionei, a área de stands estava bem rica esse ano, cheia de coisinhas novas e tudo mais (aliás, eu até achei um Ryoga de pelúcia pra combinar com meu cosplay), tinham desde colares e anéis a peças de cosplays prontas! Você ficava até meio tonto de tanta coisa legal que tinha pra ver e comprar, dava vontade de levar tudo! E enquanto a multidão frenética andava do lado de fora, a Yumi Matsuzawa deu uma entrevista no auditório, respondendo perguntas dos fãs sobre sua carreira, suas aparições e sua opinião sobre o Brasil. O Ricardo Cruz estava do lado dela também.
Yumi Matsuzawa e Ricardo Cruz |
Auditório na coletiva da Yumi |
Também tiveram workshops variados, espaço de games, apresentações de bandas, concursos de dança e teatro, tenda eletrônica (embora eu não curta muito), então já deve ter dado pra perceber o quanto foi legal, né? Adorei ter participado, e se eu estiver aqui em Fortaleza com certeza estarei lá sempre! Espero que tenham curtido a matéria, pessoal.
Fotos dos cosplays (me), fotos do evento e da entrevista da Yumi Matsuzawa (cosplayers.net) e bônus! meu deviantart, pra quem se interessar em ver fotos do meu cosplay do Ranma.
Kiss kiss!
Assinar:
Postagens (Atom)