Ohayo, minna-san! O blog passou por algumas mudanças, como podem reparar, mas nossas colunas e aspectos gerais continuam os mesmos. Então já que tem de seguir o protocolo, vamos dar continuidade? Na Samurai no Rikishi de hoje eu vou falar um pouco sobre o clã Taira e seu líder, Taira no Kiyomori. Conhece-o? Não? Então dê uma olhadinha e se informe!
Estátua de Taira no Kiyomori em Hiroshima |
Taira no Kiyomori viveu de 1118 à 1181, era um nobre japonês do final do periodo Heian (iniciado em 794, após a mudança da capital do Japão para Heian kyō, atualmente Kyoto, pelo quinquagésimo imperador japonês, Kammu. O período é notório pela ascensão da classe samurai e pelo desenvolvimento de uma cultura muito admirada nos períodos seguintes). Era o líder do clã Taira e, pela sua ação, os samurais passaram a ter mais influência no governo japonês. Após a morte de seu pai, Taira no Tadamori, em 1153, tornou-se o chefe do clã Taira e, aliando-se a Minamoto no Yoshitomo, líder do clã Minamoto, esteve envolvido na disputa pela sucessão imperial conhecida como "A Revolta Hogen", contribuindo para a ascensão ao trono do Imperador Nijô. Como resultado da Revolta Hogen os clãs Taira e Minamoto tornaram-se os mais poderosos do país e, também, perigosos rivais. Esta rivalidade vai culminar, em 1159, no que se chamou "A Revolta Heiji". Quando Taira no Kiyomori se dirigiu a Kyoto, com a sua família, Minamoto no Yoshitomo viu a oportunidade para atacar o palácio de Sanjô, prendendo o imperador Nijô e obrigando-o a nomear chanceler o seu aliado, Fujiwara no Nobuyori, assim reforçando o seu poder. Após regressar a casa, Taira no Kiyomori consegue organizar as suas forças para um ataque decisivo ao Palácio de Sanjô. Deste conflito emerge vitorioso, Minamoto no Yoshitomo e os seus dois filhos faleceram nessa batalha. Como chefe incontestado da família mais poderosa do Japão, Kiyomori, estava numa posição invejável para influenciar o Imperador. Consegue, em 1167, durante o curto reinado do Imperador Rokujō, ser o primeiro membro de uma família guerreira a ser nomeado Daijō Daijin, isto é: Primeiro Ministro e administrador, de fato, do governo imperial. Depois disso, envolve-se nas intrigas da corte, obtendo cargos e privilégios para os seus parentes e aliados. Em 1171 consegue mesmo casar a sua filha, Taira no Tokuko, com o Imperador Takakura. Desta união nasce em 1178 o Príncipe Tokuhito, que será coroado com o nome de Imperador Antoku, assim ligando o nome dos Taira à linhagem real. Taira no Kiyomori, exerce a governação como regente em nome do seu neto, que tem apenas dois anos de idade. Esta situação desperta o receio e a inveja dos seus rivais. Assim, em 1180 o Príncipe Prince Mochihito, irmão do Imperador Takakura, com o apoio dos antigos inimigos dos Taira, os Minamoto, revolta-se, iniciando o que se chama a Guerra de Genpei, que há de levar à queda do poder dos Taira em 1185. Taira no Kiyomori morre de causas naturais em 1181, deixando o seu filho Munemori à frente dos destinos da família.
Bom, é isso, minna-san. Espero que tenham curtido e aprendido um pouco mais, afinal, estes episódios foram importantes e marcantes para o Japão antigo. Fiz tudo meio apressada, pois tenho de estudar para uma prova, mas espero mesmo que tenham gostado. Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário