quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A poderosa lâmina das Katanas

Hello, minna-san!
Desculpem pelo sumiço, mas a bruxa anda solta aqui em casa. Meu note quebrou e eu sou totalmente dependente dele. Então, até que ele volte da assistência, acho que vai ficar difícil aparecer por aqui, mas vou me esforçar pra não sumir. Hoje, por exemplo, estou alugando o pc da minha prima pra postar! XD Bom, agora chega de enrolação e vamos ao que interessa. Já que meu último post foi sobre samurais, achei que seria adequado falar de sua principal arma de combate, as Katanas.



A espada foi a arma mais usada no Japão medieval, principalmente após sua unificação pelo Shogun Tokugawa Ieyasu (início do séc XVII), período de muitos duelos entre samurais. Tão grande era sua importância que foi declarada privilégio exclusivo da classe guerreira em 1588. “A espada é a alma do samurai”, disse Tokugawa Ieyasu. Um samurai era facilmente reconhecido pelas ruas por portar duas espadas presas ao obi, uma longa, a Katana (de 60 a 102 cm), usada nas lutas em locais amplos, e uma menor, a Wakizachi (de 30 a 60 cm), para espaços fechados. O Daishô, nome dado ao conjunto, representava o estatuto máximo dos samurais, simbolizando o orgulho e emblema do guerreiro. Havia uma terceira arma, o Tanto, uma faca fina que ficava escondida e era usada só em emergências. A história da Katana está ligada à história do Japão e ao desenvolvimento das técnicas de luta. Sua denominação muda conforme o período ao qual as peças pertencem.

Katana (em japonês:  ), é um longo sabre e surgiu no Período Muromachi (de 1336 até 1573.), a katana, como já foi dito, era a principal arma do samurai e dos ninjas para a prática do kenjutsu (tradução: Técnica da espada), a arte de manejar a espada. A katana possui gume apenas de um lado da lâmina e é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (espada curta japonesa). A katana costumava ser usada para combates em campo aberto enquanto a wakizashi servia para combate no interior de edifícios. Apesar dos samurais terem desenvolvido tradicionalmente a esgrima, usando uma espada manejada pelas duas mãos juntas, existem estilos de kenjutsu que possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo, como por exemplo o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu e o Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi. Em sua obra, Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis), Musashi advoga o uso das duas espadas, dizendo ser "indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada". O conjunto das duas armas chama-se daisho (大小), literalmente "grande e pequeno".

As espadas era muito mais que simples armas para um samurai, eles consideravam a katana um extensão do seu corpo e mente. Elas eram forjada com detalhes, desde a ponta até a curvatura da lâmina, trabalhadas à mão. Faziam de suas espadas suas filosofias de vida, usando-a não apenas para matar, mas como uma forma de fazer justiça e ajudar pessoas. Simbolicamente, acreditavam que as espadas eram capazes de "cortar" as impurezas da mente.

Existia também um pequeno sabre chamado Tantô, que era usado tanto para combates como para o ritual do seppuku (cerimônia de suicídio realizada por samurais com o intuito de "lavar a honra"). A diferença básica entre as três era o seu tamanho, enquanto a Katana variava entre 60 e 90 cm de lâmina, a Wakizashi tinha de 30 a 60 cm e a Tantô só chegava aos 30 cm.

Bom, é isso. Vou ficando por aqui e espero que vocês tenham gostado do post.
Até semana que vem, ja ne!

0 comentários: