domingo, 5 de dezembro de 2010

Como surgiu o sushi?

Senhoras e Senhores, boa noite a todos! Pois é, abri a cabeça de um cidadão ali na esquina e felizmente aprendi algumas coisas sobre nosso adorável sushi, e como eu sou um menino bom e muito carismático eu vim trazer algumas informações para vocês.


O Sushi foi inventado de uma meneira meio remota e ignorante, por assim dizer. Antigamente, muito antigamente, utilizava-se uma porção de arroz cozido para conservar o peixe, mas depois esse mesmo arroz era descartado. Com o tempo, os apreciadores do peixe passaram a comer não só o peixe, mas também o arroz, antes que ficasse pronto. Com o tempo, literalmente, essa mistura foi se transformando em um prato que hoje conhecemos como "sushi". E, concluindo a história de amor, a mesclagem do arroz cozido com o peixe ficou super conhecida e virou moda por todo o japão, YATTA! 

Err... Calma aí, Sylar, não é bem assim, não!
Verdade, espírito virtual! Obrigado por me dizer que nós ainda não terminamos! Mas... Do que eu vou falar agora?
Ensine-os a fazer o sushi, animal!
Ah, é mesmo! Obrigado de novo.

Ingredientes
Sushi
½ kg de arroz, do tipo japonês ou californiano (corresponde à 4 xícaras de chá ou 2 copos de requeijão cheios)
6 folhas de nori (algas)
Wasabi – raiz forte (à gosto)
1 xícara (café) de maionese
Shoyo – molho de soja (à gosto)
75ml de vinagre de arroz
50g de açúcar
8g de sal
25ml de sakê de cozinha (próprio)
300g de salmão
alface

Su (Tempero do arroz)
75ml de vinagre de arroz (10 colheres de sopa)
50g de açúcar (2 colheres de sopa)
8g de sal (1 colher de chá)
25ml de sakê de cozinha (4 colheres de sopa)

Modo de Preparo
Su (tempero do arroz)
Coloque todos os ingredientes na panela e misture bem até que o açúcar e o sal estejam dissolvidos. Leve ao fogo até ficar transparente. Desligue e reserve.

Gohan (arroz)

  1. Lave muito bem o arroz com movimentos leves, até que a água escorra quase transparente. Não esfregue o arroz entre as mãos, isso quebra os grãos e deixa o arroz com aspecto muito feio. Depois de lavar, escorra totalmente a água e coloque na panela. Para cada medida de arroz, a mesma medida de água. Não é necessário fritar o arroz, nem colocar tempero algum: são somente água e arroz. Tampe a panela e leve ao fogo alto por cerca de 10 minutos, até que a água ferva. Verifique se a água ferveu. Mantenha a panela tampada, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até que a água seque. Veja se ainda tem água borbulhando nas bordas, puxe o arroz do fundo da panela com um garfo e verifique se está brilhante.
  2. Caso esteja brilhante, tampe e espere mais um pouquinho. Se houver um resíduo branco, o arroz já está seco. Desligue o fogo. Deixe a panela tampada com o fogo desligado por 10 minutos, para terminar o cozimento no próprio vapor.

Dicas do Sylar
Organize todos os materiais de forma que tudo fique ao seu alcance. 
Em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa, faça o "su" (molho para temperar o arroz), e só depois prepare o arroz. Assim que o arroz estiver pronto tempere-o imediatamente.
O molho pode estar quente ou frio, não importa, mas o arroz deve estar sempre quente. O tempero não pega em arroz frio. Enquanto o arroz temperado esfria, corte o salmão em fatias finas.
O nori (alga marinha) deve ficar o tempo todo na sua embalagem fechada. Só retire uma folha quando for fazer os enrolados, pois se ficarem expostos por muito tempo, irão amolecer.
O salmão pode ser substituído, na hora de rechear os sushis, por outros peixes a seu gosto ou por legumes.

Enfim, temos a história de onde veio esse maravilhoso prato típico. Em alguns lugares são muito caros, então pondere bem. Por aqui tem um restaurante que é 9,50 cada um, roubadão! Enfim, a Cozinha do Sylar fica hoje por aqui. Gostou? Não gostou? Tem algo a mais que eu tenha esquecido? Deixe um comentário, é grátis e não arranca pedaço!

Até mais!

2 comentários:

Belle disse...

ameeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii...pena que não tenho habilidades culinarias n.n' mas um dia vou tentar fazer sushi o/ i leved!!! *o*

Anônimo disse...

oi!!adoro seu site!!topa parceria??

http://asianfans2.blogspot.com/

kissus*