segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O mundo misterioso das Gueixas

Olá, minna-san!
Ja faz um tempinho que não dou as caras por aqui, mas meu pc está zuado e infelizmente ainda não consegui levar pro concerto. Com essas comemorações de final de ano e tudo mais, fica bem difícil. Por falar em comemorações, como foi o natal de vocês? Espero que tenha sido tão bom quanto o meu! Hoje vou falar um pouco sobre as Gueixas, estava aqui pensando sobre o que falar e me veio isso a cabeça, já que é  um dos assuntos mais misteriosos e ricos do Japão, que este presente mesmo em seus primórdios. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre elas?


Gueixa (em japonês: 芸者, geisha) ou Gueigi (em japonês: 芸妓, geigi) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariando as crenças populares, as Gueixas não são o mesmo que prostitutas, elas podem até flertar de vez em quando, mas não passa disso. A condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. Hoje, as Gueixas existem em um número muito mais reduzido, ao contrário do que ocorria nos séculos XVIII e XIX. Uma Gueixa aprendiz recebe o nome de Maiko. O elegante mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai (柳界 "a flor e mundo de salgueiro"). Uma gueixa famosa, Mineko Iwasaki, afirmou que isso se deve porque "gueixa é como uma flor, bela em seu próprio estilo, e como um salgueiro, graciosa, flexível, e forte."

Sobre o nome: "Gueixa" (AFI: [/ˈgeɪ ʃa/]) é um nome próprio e, como todos os nomes japoneses, não tem variantes no número gramatical. A palavra original consiste em dois kanji, 芸 (gei), que significa "arte" e 者 (sha), que significa "pessoa" ou "praticante". Assim, Gueixa é a pessoa que faz arte. A tradução literal de gueixa para a língua portuguesa será "artista" ou mesmo "entertainer". O termo geiko é também usado na região Kansai para distinguir Gueixas tradicionais e Onsen gueixa (que são prostitutas que se vestem de forma similar).
Formação: Uma gueixa geralmete inicia sua formação muito nova. Algumas delas eram vendidas por seus pais, para as Okiyas (casas de gueixas) ainda muito novas. Era freqüente que as filhas de Gueixas seguissem os passos da mãe e se tornassem Gueixas também. O primeiro estágio de formação é chamado de Shikomi. Quando as moças chegam aos Okiyas, são designadas a serviços domésticos. A Shikomi mais nova estaria encarregada de esperar acordada pela Gueixa mais velha à noite, que estava em seus compromissos e só regressavam, muitas vezes, para além das duas da madrugada. Durante este estágio, a Shikomi freqüentaria as aulas na escola de Gueixas da sua zona (Hanamachi). Atualmente, este estágio persiste, principalmente para acostumar as moças ao dialeto tradicional, tradições e vestuário dos karyūkai. Assim que se verificasse a proeficiência artística da aprendiz, tendo ela completado este estágio mediante um difícil exame final de dança, a iniciada passaria ao segundo estágio: Minarai. Neste nível, a Minarai é dispensada dos deveres domésticos para desenvolver e exercitar a formação anterior, já fora de casa e da escola, seguindo o exemplo de uma Gueixa mais experiente — a sua onee-san, ou "irmã mais velha" — cuja ligação simbólica é celebrada através de um ritual. Embora já participem em Ozashiki (banquetes em que os convidados se fazem acompanhar de Gueixas), não participam a um nível avançado; os seus quimonos, mais elaborados que os das Maiko, são concebidos para deslumbrar quanto baste, para compensar. Embora as Minarai já possam ser contratadas para festas, tipicamente não são convidadas para as que a sua onee-san participe — são, porém, sempre bem-vindas.

Gostaram? Ainda há muito a se falar sobre as Gueixas, pois é um assunto muito extenso, mas falarei um pouco mais delas num futuro próximo. Na semana que vem contarei um pouco mais!

Feliz Ano Novo, minna!

1 comentários:

Sawada 澤田 disse...

Olá!

Parceria aceita!
Banner adicionado.

Sucesso.
http://philosophyotaku.blogspot.com/r