terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estréia de Samurai no Rikishi: Shinsengumi I !

Hello, minna-san! Antes de qualquer coisa vou me apresentar. Me chamo Agnes, mas meus amigos me chamam de Gueh (pronuncia-se "Guê" mesmo, não "Gu-ê"). Sou nova a colunista (agradeço a Nana-chan pela oportunidade) e a minha coluna será "Samurai no Rikishi", onde vou falar um pouco sobre a história e as tradições japonesas. Vamos ao que interessa? Pra estrear a coluna resolvi falar um pouco sobre a história da Shinsengumi, alguns já devem ter ouvido falar, pois vários animes narram ou citam a história desse grupo, como, por exemplo, Hakuouki Shinsengumi Kitan, Samurai X (o personagem Sanosuke Sagara foi inspirado em um dos integrantes da Shinsengumi) e mesmo o personagem Hajime Saitou, entre outros. De fato a história é um pouco longa, então pretendo contá-la em algumas partes.


O Shinsengumi foi uma unidade policial que serviu ao Shogunato. Eles formavam uma unidade de auxílio à polícia para abafar atividades  anti-shogunato em Kyoto. O estilo favorito de combate do Shinsengumi era o muitos-contra-um (ou contra uns poucos), e isto se tornou mais evidente a medida que o Shinsengumi crescia. Se a primeira leva de Miburos cercando suspeitos fosse derrotada, levas adicionais eram enviadas até eles, até deixá-los completamente exaustos e retalhá-los. Os principais membros do Shinsengumi eram da região de Tama, no Edo, lá havia um dojo de Kenjutsu ("Técnica da Espada", é a arte marcial japonesa clássica do combate com espadas), onde era ensinado o estilo Tennen Rishin Ryu. Kondo Isami era o responsável pelo dojo, e alguns de seus alunos foram Hijikata Toshizou, Okita Souji e Inoue Genzaburo. O dojo também era freqüentemente visitado por alguns amigos que iam comer,  entre eles estavam Harada Sanosuke e Nagakura Shinpachi, que logo se tornariam alguns dos principais capitães do Shinsengumi. Quando Kondo Isame soube dos distúrbios que estavam acontecendo em Kyoto se dirigiu para lá, para se alistar e defender seu território. Foram designados para proteger Kyoto pelo próprio senhor de Aizu. Apesar de Kiyokawa atuar publicamente como pró-Xogunato, na verdade ele era contra, sua real intenção era reunir   uma tropa de roushis em nome do Xogunato e treiná-los para serem Ishin Shishis, depois ele planejava atacar o alojamento dos estrangeiros de Yokohama, incendiar as casas e matar os estrangeiros. Seu plano, porém, foi descoberto pelo Xogunato que enviou assassinos para executá-lo no dia 13 de abril do 3º ano da era Bunkyuu (1863). Depois disto,os membros Shieikan insistiram em auxiliar o Xogunato, e assim formaram o Shinsengumi, com 13 membros. Foi aí que o kanji "Makoto" (fidelidade) foi escolhido como estandarte do grupo. 

Bandeira exposta no Museu Hijikata Toshizo
Os membros do Shinsengumi usavam vestimentas azul claro com detalhes em branco (embora ainda hajam algumas dúvidas quanto a isso). Há quem diga que o uniforme era amarelo e preto, as cores do feudo de Aizu.


Após um tempo, o Shinsengumi passou a ser conhecido como os Lobos de Mibu, e fizeram Kyoto tremer com suas espadas e um espírito de luta que sobrepujava o medo da morte. No primeiro ano da Era Meiji, o Shinsengumi começou a decair como equipe devido ao fato dos homens do imperador superarem em quantidade, além do aumento dos conflitos internos. Muitos decidiram abandonar e logo foram assassinados por Saitou Hajime. Harada Sanosuke e Nakagura Shinpachi tiveram uma forte discussão com Kondou e Hijikata, e por isso também se afastaram. Com o tempo, surgiram as armas de fogo e a arte da espada perdeu o seu valor, a Shinsengumi foi derrotada e desapareceu da história. Até onde se sabe, entretanto, foi o maior e mais forte grupo de espadachins da história japonesa e hoje são vistos como heróis por muitas pessoas.

Dentro da Shinsengumi havia um código de conduta que era seguido por todos os seus integrantes:

Não é permitido se desviar do caminho que um homem deve trilhar.
Não é permitido sair da Shinsengumi.
Não é permitido arrecadar dinheiro para proveito próprio.
Não é permitido se envolver em processos jurídicos de terceiros.
Não é permitido se envolver em lutas de caráter particular.

A quebra de qualquer uma dessas regras resultaria em morte.

Bom,  minna-san, não quero alongar muito para o post não ficar cansativo, mas espero que vocês tenham gostado. Na próxima terça eu estarei de volta com a outra parte da história da Shinsengumi, falarei um pouco mais sobre a trajetória deles, como, por exemplo, o episódio da hospedaria Ikeda e também sobre os principais membros do grupo. 

Kiss, e até terça!

2 comentários:

Miss Jessy disse...

Muito legal essas histórias... se eu não tivesse lido o Samurai - X não conheceria... é estranho imaginar que isso realmente aconteceu, que existiram samurais retaliadores!!! Amei o post... vou continuar lendo ;)

Gueh disse...

É verdade, mas existiram sim e muitos.