quarta-feira, 4 de maio de 2011

Character Designer

Yo! aqui é o Kyon e este é mais um AniManga Mania a coluna semanal em que, este que vos escreve, transmite algumas informações e dicas sobre as animações e os quadrinhos japoneses. Esta semana explicarei um pouco o que é e o que faz um Character Designer de anime, falarei um pouco sobre o mestre Shotaro Ishinomori e sugiro a animação de Seto no Hanayome e o mangá shoujo Eensy-weensy monster. Espero que curtam o texto desta semana e aguardo comentários. Ah! e não esqueçam de acessar a área Reclame!

O Character Designer de anime

Antes de mais nada devo avisar que a idéia principal é falar dos profissionais que cuidam do design dos personagens por isso usei o termo Character Designer e não Character Design. A priore os Character Designers são os responsáveis por criar o design dos personagens de um anime, porém o trabalho não se resume a desenhar apenas uma imagem, pois eles também são responsáveis por criar as diversas faces dos personagens, além do posicionamento e a forma como deve está nas diversas posições que assumirá durante a animação, portanto o mais correto seria dizer que o caracter designer é responsável por criar a imagem que os personagens terão em cada cena o que inclui a expressão mais adequada para que o personagem transmita o sentimento correto.

Como muitas animações são baseadas em obras como manga, light novels e jogos em que os personagens já possuem uma imagem definida, faz parte do trabalho do Character Designer adaptar da melhor forma o personagem para animação, o que nem sempre significa manter o design original e é bem comum vermos personagens de anime com design diferente do que possui na obra em que o anime foi inspirado e como toda adaptação, há sempre aqueles que questionam estas alterações, por isso é importante que um caracter designer dose muitas vezes seu trabalho para que possa tentar agradar a gregos e troianos, lembrando sempre que o foco é que o design esteja de acordo com o que a animação deve transmitir.

Muitas vezes a alteração de alguns designs de personagens em relação a obra original é feito para tentar melhorar ou adaptar o design original afim de que fãs de anime possam identificar mais facilmente cada personagem. Um caso recente a ser citado é do anime Fairy Tail em que o design dos personagens do anime é levemente diferenciado do manga, pois no manga há uma semelhança visível do design dos personagens com relação ao da obra One Piece e para tornar mais diferenciado os personagens foi optado por esta alteração. Outro caso interessante de ser destacado é da adaptação para anime do jogo Visual Novel Umineko no Naku Koro Ni em que a diferença do character design do jogo em relação ao anime é considerável, o que por uma lado desagradou boa parte dos fãs da Visual Novel.

Um Character Designer de um anime é responsável por criar a imagem do personagem que ficará marcado na memória de muitos fãs e é importante que reconheçamos sua importância para as animações, afinal são Character Designers como Kazuya Hisada e Noboru Koizumi em One Piece, Minoru Maeda e Yuji Ikeda em Dragon Ball, Shuichi Shimamura em Honey & Clover, Yoshiyuki Sadamoto em Shin Seiki Evangelion e Kazuko Tadano em Sailor Moon alguns dos responsáveis por fazerem tão conhecidos e famosos os personagens destas animações. E por tudo que os Character Designers fizerem e fazem pelas animações, nos sentimos no dever de agradecer e de nunca esquecer do quão importante estas pessoas são para nós que gostamos de anime.

Shotaro Ishinomori


Nascido em 25 de Janeiro de 1938, Shotaro Onodera, também conhecido até 1986, antes de alterar seu nome para Ishinomori, como Shotaro Ishimori é uma das pessoas que mais influenciou e influencia os manga, anime e tokusatsu. Inicialmente seu desejo era ser um romancista, mas dizem que mudou seu interesse para os manga ao conhecer o mestre Osamu Tezuka de quem Shotaro foi assitente por um tempo e sendo isto verdade é mais um motivo para agradecer-mos a Tezuka, pois Shotaro Ishinomori foi um dos mangakas que podemos dizer que marcou não apenas sua geração, mas toda a história do manga. Foi um dos ilustres moradores da pensão Tokiwa-so, que é conhecida por ser moradia de alguns dos mais famosos mangakas da história como por exemplo o já citado Osamu Tezuka e a famosa dupla Fujio Fujiko, criadores de Doraemon.

A arte de Shotaro é inconfundivel, cheia de quadros que mais parecem ter saído de filmes para cinema, além disso sua obra varia de contos infantis a obras mais adultas. O cinema foi um de seus grandes inspiradores, em certos períodos de sua carreira chegou a assistir cerca de mais de 500 filmes por ano, marca que supera seu mestre Osamu Tezuka que chegava a ver 365 filmes por ano (risos). Outra marca em que chegou a superar seu mestre Osamu Tezuka foi a de quantidade de publicações, Shotaro chegou a publicar cerca 700 obras, recorde que chegou a ser reportado no Guiness Book.

Shotaro é o autor de algumas das mais famosas obras de manga já feitas, na ficção científica suas obras Cyborg oo9 e Genma wars são famosas em todo o mundo, esta última é considerada por Katsuhiro Otomo como uma de suas maiores inspirações na criação de Akira. Shotaro também revolucionou a história dos heróis japoneses ao criar Skull Man, obra que posteriormente o inspiraria a criar a famosa série Kamen Rider, uma das séries de manga e tokusatsu mais famosas até hoje. Além disso, ele criou o primeiro sentai, Himitsu Sentai Goranger. Nos anos 90 Shotaro também foi chamado pela Nintendo Power para criar a adaptação em manga do jogo The Legend of Zelda: A link to the Past.

Shotaro foi o mestre de outros famosos mangakas como Go Nagai que é considerado uma referência quando o assunto é manga ou anime de terror e eróticos (não confunda com hentai). Ele é considerado "Rei do Manga" e sua influencia só é considerada inferior a do "Deus do Manga" Osamu Tezuka. Shotaro morreu em 28 de Janeiro de 1998 aos 60 anos devido a complicações cardíacas. E apesar de ele ter-nos deixado, sua obra, suas influências e sua memória vivem e viverá por muitos e muitos anos.

Obrigado por tudo Shotaro Ishinomori!

Por último deixo o link para o texto sobre Shotaro Ishinomori no Wikipédia que é uma fonte bem completa sobre este incrível autor. O link é: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shotaro_Ishinomori

Indicação de Anime

Seto no Hanayome


Nagasumi, um colegial da cidade de Saitama viaja junto com sua família a cidade litorânea de Seto e lá ele conhecerá alguém que mudará toda sua vida. Ao entrar no mar, por não saber nadar direito, acaba quase se afogando, mas antes que isto aconteça ele é salvo pela sereia Seto Sun. E isto causa um complicação aos dois, pois Sun é filha do sereio mafioso que é líder da regiagão de Seto e pela tradição das sereias, quando uma sereia se revela a um humano, apenas três escolhas podem ser feitas: a morte do humano, a morte da sereia ou o casamento da sereia com o humano e assim sendo o pai super-protetor de Sun não quer que sua filha se case, nem morra e parte para cima de Nagasumi, no entanto Sun não deseja a morte de Nagasumi que por também não querer ver sua protetora ser morta, decide casar com ela. Além disso, Nagasumi se apaixona verdadeiramente por Sun que aos poucos também corresponderá a este amor. A vida de casado deles não será fácil, pois esconder a verdade sobre Sun de seus amigos, conviver com uma família de mafiosos de outra espécie em que muitos membros preferia vê-lo morto e ainda viver com uma sereia cabeça de vento, não será fácil.

Seto no Hanayome é sem dúvida uma das obras mais engraçadas que já conheci, com um plot diferente de tudo já pensado e com cenas de comédia e personagens que mista a inovação ao clichê se torna uma obra quase que obrigatória para quem curte comédia. O anime é baseado no manga shounen de Tahiko Kimura que continua a ser publicado até hoje na antologia Monthly Gagan Joker. Teve ao todo uma temporada de 26 episódios e 2 OVAs todos a cargo do estúdio Gonzo.

Indicação de Manga

Eensy weensy monster

Este é um manga de Masami Tsuda, a mesma mangaka de Karekano e possui apenas 2 volumes que foram publicados no Brasil pela editora Panini.

Apesar de curto é um manga com uma história bem desenvolvida e bem finalizada. Trata da história da jovem colegial Nanoha que é calma, extrovertida e que se dar bem com todo mundo menos com Renge, o galã de sua escola. Devido a certas circunstâncias Nanoha não consegue gostar de Renge. Na presença deste sua personalidade muda e ela se torna bem agressiva e rude para com ele e isso faz com que ela diga frases que ofensivas a ele, mas que ela não quer dizer na verdade. Nanoha atribui esta mudança de personalidade a existência de um monstrinho que diz viver dentro dela. Monstrinho que tentará domar e, se possível, fazer desaparecer, mas para isso é necessário que ela tente conviver cada vez mais com o catalisador do problema, Renge.

Eensy weensy monster é um mangá shoujo bem bacana e com uma arte muito bonita, além de ter uma linguagem que flui facilmente. É o tipo de mangá bom de se ler quando tem um tempo livre e que por ser curto dar para ler todo de uma vez sem cansar. Recomendo para aqueles que gostam de shoujo e de histórias leves com colegiais.

Por hoje é só pessoal comentem, comentem e comentem. Nos vemos na próxima semana.

0 comentários: