domingo, 1 de maio de 2011

Top Japan #1

Boa tarde, amados! Hoje é domingo e é feriado, portanto, a maioria de vocês deve estar em casa curtindo a folguinha, não é? É com muito orgulho que anuncio que, a partir de hoje, em todos os domingos que se seguirão nós teremos o anúncio das votações, enquetes e do Reclame! da semana em questão. É o dia do Top Japan! Para as votações e enquetes, significa que falaremos um pouco sobre as opções vencedoras e para o Reclame! que abriremos um debate em relação ao tema sugerido por vocês e escolhido pela equipe do Aisuru. Todos os domingos nós avaliaremos os resultados e os postaremos aqui para vocês, então não deixem de participar. Todas as enquetes, votações e o espaço do Reclame! estarão sempre na coluna à direita. Vamos aos resultados?

A enquete da semana passada era a seguinte...

O que você mais gosta no/do Japão?

Animes e Mangás
Elementos tradicionais
Culinária
Garotos(as) japoneses


Vocês votaram a nós já temos um resultado. Gostaria de lembrar-lhes que toda semana haverá uma nova votação, que se encerra no domingo em que será postada. Então fiquem atentos para não perder nada, hein? Now, the winner is... digo, a opção mais votada foi...


Animes e mangás! Devo dizer que é uma ótima opção, aliás, todas eram. Difícil escolher uma quando se gosta de todas, né? Mas você sabe o que é anime? E mangá? Quais são os mais recomendados atualmente? O que os torna diferente dos demais?

Anime significa, literalmente, desenho animado, e é usada para denominar as animações feitas no Japão. Uma curiosidade, entretanto, é que a palavra tem significados diferentes no oriente e no ocidente. Para os ocidentais, são as animações feitas NO JAPÃO, enquanto que para os japinhas significa qualquer desenho animado, estrangeiro ou nacional. Animes também podem ser as adaptações animadas dos Mangás, os populares quadrinhos japoneses. Engraçado que o resto do mundo denomina igualmente os dois itens, "quadrinhos" e "desenhos animados", e a Terrinha do Sol Nascente tem uma moral tão grande que tem seus próprios nomes. Não é legal? Mas quais Animes e Mangás estão no topo das vendas no Japão? Observando alguns rankings dos títulos mais vendidos no ano passado, cheguei à conclusão de que os mais populares são...

Animes:

Sazae-san
Chibi Maruko-chan
One Piece
Dragon Ball Kai
Crayon Shin-chan

Mangás:

Fairy Tail
xxxHolic
Ahiru no Sora
Daiya no A (Ace of Diamond)
Bleach

Se você se interessar em mais indicações de animes e mangás, acompanhe a coluna Animangá Mania, do Kyon, aqui mesmo no Aisuru, todas as quartas-feiras. Ele sempre tem ótimas indicações, então não percam!

O Reclame! escolhido essa semana foi o da Pandora, que teve a gentileza de estrear o nosso Top Japan. Gostaria de lembrar a todos que é muito importante que participem do Reclame!, uma ferramenta interativa bastante dinâmica e onde vocês têm a voz. Para participar, basta ir até a coluna à direita e preencher o formulário do Reclame! com algum protesto seu em relação ao Japão. Para facilitar, podemos dizer que funciona como a bancada do Altas Horas. Entenderam? Bom, vamos ao Reclame! dessa semana! Pandora-chan nos disse o seguinte...

Contribuição especial da Mika, que se dispôs a fazer a plaquinha do primeiro Top Japan!

Eu protesto contra o Japão ser um país perfeito e eu não morar nele. Aham. ii#

E ela tem toda razão! Sabem porquê? Além de ser dono de uma cultura milenar e só dele, rica em muita mitologia e folclore, também é um país muito bem estruturado, desenvolvido, e com um padrão de vida lá em cima. Possui todas as estações do ano bem definidas, é palco de diversos espetáculos sem igual e tem toda uma mentalidade própria em relação à maioria das coisas que conhecemos. Sem falar de produzir os animes e mangás que a gente tanto gosta, né? Um país repleto de tradição e mistério, um passado de muitas lutas por liberdade e preservação de algo que era só deles. Porém, é considerado um dos países mais caros de se viver. Isso é bem relativo, já que há uma grande diferença entre morar em Tóquio e no interior, o custo de vida pode sofrer uma variação em ambos os lugares. A tabela seguinte, retirada do site Dicas para Morar no Japão, ilustra o preço das vendas em relação ao Brasil.


( A tabela acima é a referência coletada desde 2002 até hoje. Os valores foram convertidos para o real de acordo com a cotação do dia 6 de janeiro de 2006. )

Ou seja, os valores podem variar bastante de um lugar para o outro! A maioria de nós sonha em ir morar no Japão, mas antes é preciso pensar e ponderar bem o estilo de vida que possivelmente conseguiríamos levar, sem contar com a adaptação à cultura e costumes bastante tradicionais que ainda têm por lá. É um caso a se pensar, não?

E vocês? Acham que vale a pena morar no Japão?

Até a próxima!~

0 comentários: