terça-feira, 5 de outubro de 2010

Shinsengumi II!

Hello, minna-san! Não vou me alongar muito falando por que a história hoje é um pouco longa e vou tentar resumi-la o máximo possível pra não ficar muito cansativo. Então vamos direto ao que interessa? Falaremos sobre o Incidente da hospedaria Ikeda.

Durante muito tempo membros vieram e se foram da Shinsengumi, na verdade, a maioria deles morreu por decapitação e seppuku. Depois do caso Serizawa, Kondou e Hijikata decidiram melhorar a qualidade dos membros, aumentando a dificuldade dos "testes de admissão", e decapitando, assassinando e ordenando seppuku a qualquer membro que fosse apanhado cometendo alguma violação. A Shinsengumi havia prendido um dos mais importantes homens do Ishin Shishi, Kiemon, mas tudo o que conseguiram foi seu nome verdadeiro, Shuntarou Furutaka. Hijikata, porém, perdeu a paciência e submeteu Furutaka a tortura, até que ele confessasse o plano dos monarquistas. Eis aqui o que conseguiram:

1. Aproximadamente no dia 20/06/1864, os monarquistas escolheriam uma noite com muito vento e iriam por fogo em Kyoto. Dependendo do caso, eles iriam cercar o palácio de Kyoto com chamas.
2. Aproveitando o caos, emboscariam e matariam todos os homens importantes do Shogunato.
3. Então seqüestrariam o Imperador e o levariam ao feudo de Choushuu.

Os monarquistas se reuniriam na Hospedaria Ikeda e na Hospedaria Shikoku e nem imaginavam que seus planos tinham sido descobertos. No dia previsto os monarquistas se reuniram. O Comissariado Militar de Kyoto é alertado e trata de juntar-se ao exército do Comissariado e a outras organizações para atacar os monarquistas. Entretanto, duas horas depois, ninguém tinha aparecido e a Shinsengumi decide agir sozinha. Isami Kondou forma dois grupos para atacar a Hospedaria Ikeda e a Shikoku ao mesmo tempo, e assim começa uma batalha que dura duas horas, onde os monarquistas foram massacrados. Esse acontecimento ficou conhecido como o Incidente da Hospedaria Ikeda (Ikeda-ya Jiken ou Ikeda-ya no Hen). Depois do confronto não sobrou quase nada da hospedaria. Após esse incidente, a Shinsengumi se tornou muito popular e, por causa dessa atuação, o Imperador mostrou o seu apreço pelos Miburo. Keisuke Yamanami, meses antes do Incidente da Hospedaria Ikeda, saiu da Shinsengumi, mas foi capturado por Souji Okita e obrigado a cometer Seppuku. Mais tarde, em 1865, Chuuji (Tadaji) Matsubara cometeu Seppuku por causa de uma decepção amorosa e Kawai Mikisaburou foi executado por não ter conseguido justificar um rombo financeiro nas contas do grupo que ele provocou sem querer. Os irmãos Tani (Sanjuurou, Shuntarou e Kondou Shuuhei) eram uma grande fonte de problemas dentro do Shinsengumi e acabaram sendo mortos por Hajime Saitou. Tauchi Tomo foi executado porque foi ferido pelo amante de sua mulher. Kanryuusai Takeda tentou fugir para o feudo de Satsuma, mas foi descoberto e morto por Hajime Saitou. Kashitarou Itou, Mikisaburou Suzuki e Heisuke Todou e mais algumas pessoas tentaram sair do Shinsengumi usando como pretexto a morte de Keisuke Yamanami, mas foram mortos em 18 de Novembro de 1867. Em seguida, tivemos a Guerra Boshin, que marcou o fim da Era Tokugawa e o início da Era Meiji. Na primeira batalha, a de Toba e Fushimi, vários membros do Shinsengumi morrem, entre eles Inoue e Susumu.

lápide em homenagem aos membros mortos da Shinsengumi

Eu procurei, mas não achei fotos que tivessem alguma relação com essa parte da história, aliás, as poucas que achei não sei se são verdadeiras, então prefiro não postar. Minna, vou ficando por aqui e espero que estejam gostando. Na próxima terça eu volto com a última parte e vocês vão conhecer um pouco mais sobre os membros mais importantes da Shinsengumi.

Kiss, Ja ne!

0 comentários: