quarta-feira, 20 de abril de 2011

AniManga Mania

Olá aqui é o Kyon e de agora em diante estarei postando a coluna semanal AniManga Mania aqui no Aisuru. Decidi dividir cada coluna em quatro partes. Na primeira teremos uma parte falando de um tema específico relacionados a Anime (lê-se, Animê) ou Manga (lê-se, Mangá). Na sequência falarei de alguma personalidade do meio. E por último separei as duas partes finais, para comentar e sugerir a apreciação de um Anime e de um Manga. Espero que curtam, acompanhem e comentem sobre os textos desta coluna.

Antes de começar devo lembrá-los da nossa área Reclame! que é um espaço para que falem suas reclamações sobre os assuntos relacionados a cultura Japonesa. Não esqueçam de dar uma passada lá e fazer sua reclamação. E agora sem mais delongas...

Temporadas de Anime

No Japão semanalmente são exibidas dezenas de animações sobre os mais diversos temas, que na maioria das vezes são adaptações de algum manga, light Novel, jogo ou de um história de alguma outra mídia como HQ’s americanas ou Peças de teatro. Estas animações são dividias em temporadas e estas temporadas em geral são conhecidas pela estação do ano em que estão sendo exibidas as séries. Assim sendo teríamos quatro temporadas anuais, de Janeiro a Março temos a temporada de inverno, de Abril a Junho a temporada de Primavera, de Julho a Setembro a temporada de Verão e de Outubro a Dezembro a temporada de Outono. Importante ressaltar que as estações em questão correspondem as estações Japonesas que são inversas as estações brasileiras.

Em média uma temporada de anime dura 13 episódios. Em geral as temporadas de Inverno e Verão são as temporadas que possuem menos lançamentos e a grande maioria destes duram apenas uma temporada, daí em parte o motivo de as temporadas de Primavera e Outono terem mais séries novas. Outra característica interessante é que por serem as temporadas com mais séries, na Primavera e Outono costumas estrear as séries animadas baseadas em mangas e light novels mais famosas, enquanto nas temporadas de Inverno e Verão costumam muitas vezes trazerem séries mais desconhecidas que muitas vezes se mostram grandes e boas surpresas aos fãs de animação, destaco a série Puella Magi Madoka Magica que estreou em janeiro deste ano e conseguiu abocanhar um grande número de fãs ao mostrar uma desconstrução do gênero mahou shoujo.

Atualmente estamos na temporada de Primavera que tem como um dos grandes uma série de histórias bem diferentes do convencional, um grande número de animes baseados em mangás da famosa antologia Shounen Jump e um número menor de séries com um grande teor ecchi (pervertido/erótico) que são comuns nesta temporada, apesar de que séries com este elemento estrearam sim neste mês.

Osamu Dezaki

Osamu Dezaki nascido em 18 de Novembro de 1943. Foi um dos mais famosos diretores de toda a história da animação japonesa. Trabalhou na equipe de Osamu Tezuka para produção do anime de Astro Boy, lançado em 1963 e considerado por muitos a primeira série de animação japonesa para TV. Foi diretor de clássicos como Ashita no Joe baseado no mangá de Asao Takamori e Tetsuya Chiba, Cobra baseado na obra Buichi Terasawa, Ace o Nerae baseado na obra de Sumika Yamamoto, A Rosa de Versailles (Vesailles no Bara) e Oniisama E... ambos baseado nas obras de Ryoko Ikeda.

Dezaki foi o criador de técnicas de animação que são utilizadas até hoje como Postcard Memories (congelar a cena em um frame e preservar o traço, mas substituir por uma imagem pintada), telas partidas, efeitos de luz incidente na célula de animação, cenas repetidas para causar impacto. Dezaki também era famoso por desenhar os storyboards das séries que dirigiu pelo seu jeito peculiar de tratar cada história, as vezes a diferenciando da original e também é considerado um pouco machista em suas obras, apesar disse as adaptações para animação de A Rosa de Versailles, Oniisama E... e Ace o Nerae, ambas obras shoujo são consideradas brilhantes.

Osamu Dezaki faleceu no dia 17 de abril de 2011 (a 3 dias), o último anime em que trabalhou foi Genji Monogatari Sennenki de 2009. Dezaki sem dúvida foi um dos protagonistas mais destacáveis, interessantes e louváveis da história das animações Japonesas e será lembrado por muitos e muitos anos. Você pode ver em que obras Dezaki trabalhou clicando aqui.

Indicação de Anime

Michiko to Hatchin

Uma linda e destemida garota foge, enquanto uma orfã é molestada pela família de um padre que a adotou, mas quando seus caminhos se cruzam começa uma aventura sem precedentes. O destaque deste anime, além das heroínas, é o fato dos cenários dele serem inspirado em cidades de países latinos em especial o Brasil. Aliás em várias cenas é possível ver textos em português e algumas, as mais belas, músicas internas são cantadas em português num estilo que me lembra a bossa nova. O anime é divertido e emocionante, além de bem realista no que se diz respeito ao mostrar o poder dos traficantes, e tem também um pouco da corrupção na polícia. Ele mostra muito o lado pobre das cidades latinas em especial as favelas, mas ele destaca bem que as pessoas, que mesmo passando por dificuldades, conseguem se divertir e ter momentos felizes. Nele há uma junção de sensualidade e retrato social com algumas cenas cômicas e aventura.

Indicação de Manga

Honey & Clover

Um jovem tímido e facilmente influenciável, um jovem trabalhador e com um amor platônico, um jovem impulsivo e irresponsável, uma jovem bonita, energética e incorrespondida no amor e uma jovem pequena, tímida, mas com uma sensibilidade artística encantadora. Em Honey & Clover a mangaka Chika Umino conta a história deste grupo de universitários que viverão situações divertidas, cômicas, tristes, românticas e difíceis. Conheceram amores impossíveis, passaram por situações incomuns, viverão as mais diversas experiências que marcaram toda a sua vida. Um grupo de protagonistas carismáticos e uma série de coadjuvantes tão carismáticos quanto os protagonistas. Honey & Clover é um Josei que diverte, empolga, emociona e faz pensar nas pequenas coisas que fazem da vida de cada um, uma história única e espetacular. Além da bela história, a versão brasileira do mangá oferece extras super divertidos, escritos pela autora, que se considera uma grande otaku. Uma obra recomendada a adolescentes e adultos entre 16 e 30 anos, mas que pode divertir pessoas de outras faixas etárias e de ambos os sexos.

Por hoje é só pessoal, comentem, comentem e comentem, fico no aguardo de suas palavras e até a próxima!

0 comentários: