sexta-feira, 29 de abril de 2011

Kuchisake Onna

Minna-san! Como vão vocês? Bem? Espero que sim. Com um certo atraso (desproposital, garanto) estou inaugurando a coluna Tsuki no Densetsu, AEAEAE! Estarei trazendo para vocês, todas as sextas-feiras, informações sobre as lendas japonesas, que podem se tratar de histórias de horror ou não (embora eu goste muito das aterrorizantes, hihi), e espero que vocês me acompanhem todas as semanas. Gostaria de frizar que dêem uma olhada na nossa enquete mensal e no Reclame!, ambos localizados na coluna à direita. O Reclame!, em especial, é um espaço criado pela nossa equipe para servir como uma espécie de bancada onde você pode jogar um assunto que te indigna e protestar contra ele. Legal, né? Então não deixem de dar uma olhada. Para estrear nossa coluna da maneira mais tchãn resolvi trazer pra vocês um das lendas mais populares do Japão. Quem aqui nunca ouviu falar da Kuchisake Onna? Você não? Então fique por dentro!


Kuchisake Onna (Mulher da Boca Rasgada, em português) é uma das lendas mais populares do folclore japonês. A origem da lenda tem certas controvérsias, pois há diversas versões, todas completamente diferentes, que explicam a razão para a existência da Kuchisake Onna. Algumas contam que foi resultado de uma cirurgia mal sucedida, outras que foi obra de uma irmã invejosa, e outras ainda que ela era mulher de um samurai muito ciumento que, num acesso de fúria, a mutilou para que ninguém mais a achasse bonita. Apesar das divergências quanto à origem, uma coisa é certa: Kuchisake Onna tem a aparência de uma mulher muito bonita, de cabelos negros, e que usa uma máscara cirúrgica ocultando sua boca. Detalhe que, no Japão, é muito comum ver pessoas usando esse tipo de máscara na rua em decorrência das doenças respiratórias que tem por lá em abundância. Diz-se que que ela aparece para alguém na rua e lhe pergunta "Watashi kirei?", que significa "eu sou bonita?", e se a pessoa responde que sim, ela retira a máscara e revela sua boca cortada nas extremidades, indo de orelha à orelha, e indaga em resposta "mesmo assim?". Se a pessoa responde que sim, ela encara como cinismo e então segue o dito cujo até em casa e o mata na porta da residência, com duas enormes tesouras. Se ele responde que não, bem, dá na mesma. Conta-se também que, nesse caso, para fugir da Kuchisake Onna, você precisa dizer "mais ou menos" ao ser indagado se ela é bonita. Enquanto ela pensa no significado dessa resposta, você corre e consegue escapar. Escrever "inu" na mão e mostrar para ela, ou dizer "tofu" também são citadas como formas eficazes de se livrar dela, embora não pareçam ter qualquer nexo. Claro que isso não é totalmente certo de dar certo, mas na hora do desespero, caso tope com ela, não custa tentar, né? Interessante mencionar também que o kanji para bonita é "kirei", muito parecido com o imperativo do verbo cortar, "kire".

Também há dois filmes que foram rodados na época em que a lenda teve maior repercussão. O primeiro, feito em 2007, foi dirigido por Koji Shiraishi e teve como atriz principal a Eriko Sato, com uma aparência um pouco mais velha. O segundo, rodado no ano seguinte (2008), diferentemente do primeiro, conta a história de como a lenda nasceu e como se espalhou por todo o Japão. Ambos são muito bons e eu super recomendo pra quem gosta de um bom filme de terror japonês (que a gente sabe que são os melhores e mais assustadores, né?). Segue abaixo o trailer dos filmes...






E aí, gostaram? Espero que sim! Semana que vem mais uma lenda, hein? Não percam.

0 comentários: