sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bunka no Heiwa : Simbologia do Cão

Olá! se passou uma semana , de muito trabalho , muitos passeios e ainda muita comoção com a situação Japonesa.Toda a força para eles!
Agora vamos falar do especial de hoje:

Au,au!


O Inu tem um grande destaque no japão ,como leais protetores e companheiros , alem de simbolo de proteção para as crianças. Abaixo seguem melhores explicações.
O cachorro (inu) chegou ao Japão provavelmente junto com os povos que imigraram do continente para as ilhas no período pré-histórico japonês (Jômon) e, desde essa época, tornou-se um dos animais mais próximos do homem, assim como ocorreu no Ocidente.
Na Era Heian (794~ 1185) a figura do cachorro já aparecia em diversos gêneros literários, como romances, crônicas, ensaios e até em textos budistas. Contudo, uma das histórias mais curiosas sobre a relação entre o cachorro e o homem japonês é a do xogum Tsunayoshi Tokugawa, quinto xogum da Era Edo (1600~1868). Nascido no ano do cachorro no horóscopo chinês, seu amor pelos cães era tão grande que ele, em 1687, criou uma lei proibindo os maus-tratos aos animais. Além disso, criou uma espécie de escritório para assuntos caninos, nomeou vários cães para cargos oficiais, construiu abrigos para cachorros abandonados em torno de Edo (Tóquio) e exigiu que todos esses animais fossem registrados para que pudessem receber benefícios do governo. Essas medidas fizeram com que Tsunayoshi ficasse conhecido pela alcunha inu shogun (xogum cachorro).
Já no folclore japonês, o cachorro aparece como uma figura protetora, tradição essa que veio das crenças ritualísticas do norte da Ásia. Inicialmente no Japão, acreditava-se no cachorro como um ser capaz de incorporar o espírito da divindade da montanha (yama no kami), com o objetivo de proteger as plantações de outros animais selvagens. Com o tempo, o caráter protetor do cachorro expandiu-se para a proteção contra incêndios, roubos e até dificuldades no parto.
Apesar dessa imagem positiva que o cachorro possui no Japão, na Língua Japonesa existem expressões depreciativas que remetem a eles, como: inujini suru (morrer em vão).
Mais:aqui.

O curioso é que, ao contrário do que se pensa no Ocidente, no Japão não se acredita na eterna rivalidade entre gatos e cachorros, mas sim entre cachorros e macacos.
Também se tem uma crença em que os cachorros são associados à proteção de crianças, por isso existe um talismã antigo, que até hoje é muito popular, chamado Hariko Inu; trata-se de um cachorrinho feito de papel machê e pintado com cores fortes. Dizem que esse talismã traz sorte, saúde e proteção. Por isso, as mães, quando vão ganhar um filho, ou quando a família tem bebê em casa, deixam o Hariko Inu enfeitando o quarto, para que a criança cresça com saúde e esteja sempre protegida dos demônios.
Como vocês perceberam, são respeitados e adorados pelos japoneses ,tanto quanto os gatos.Onde mais se destaca são nos Animes :
  • Inuyasha:Personagem principal do Anime, que possui características caninas ,sendo um youkai.
  • Fruits Basket : Souma Shigure , do ano do cachorro. Ele vive como escritor e novelista e adora xeretar as vidas alheias.Faz parte da familia dos Sohma , na qual coordena o Zodíaco.
    Na verdade são múltiplos aparecimentos de Inus em animes e mangás.Também aparecem em jogos de RPG , MMORPG em geral.
    Como pode ser acompanhado, eles tem um elevado status de segurança, enquanto os felinos de mistério.
    Espero que tenham gostado!
    Sempre que possível treino e trago o melhor para vocês!
    Yuuko Kitsune- Bunka no Heiwa.

  • 0 comentários: