quinta-feira, 19 de maio de 2011

Toire no Hanako-san


Hanako-san (ou Toire no Hanako-san, "Hanako do banheiro") é uma garota assustadora que assombra banheiros femininos de diversas escolas por todo o Japão. É uma das lendas urbanas mais populares do país, embora, assim como a Kuchisake Onna, sua origem verdadeira seja um mistério. Apesar de tantas versões diferentes dessa lenda, a aparência de Hanako-san é comum em todas elas: Uma garotinha pequena, com cabelos negros e curtos (estilo chanel), vestindo uma saia vermelha. Ela costuma ficar na terceira cabine do banheiro feminino (algumas versões especificam que o banheiro precisa estar no terceiro andar, mas não é uma característica realmente considerável) e a natureza do seu comportamento varia de região pra região. Na maioria dos casos ela costuma ser pacífica, mas sempre há algumas versões em que ela é mais violenta. Hanako-san é uma espécie de Loira do Banheiro japonesa, e claro, morena. Para invocá-la, você precisa bater três vezes na porta da terceira cabine, chamá-la e lhe perguntar alguma coisa. O mais comum é "Hanako-san, você está aí?" e se ela estiver, responderá com uma voz fraca. Se o dito cujo tiver coragem para abrir a porta, será puxado violentamente para dentro da cabine e ninguém sabe o que acontece depois.

 

A origem da Hanako-san é desconhecida. Em alguns lugares do Japão se comenta que ela morreu durante um bombardeio que destruiu o banheiro onde ela estava, outra que ela caiu da janela da biblioteca, outras ainda que ela morreu nos braços de algum parente abusivo (ou um pervertido) ao ser encontrada no banheiro ou que foi trancada lá por brincadeira e acabou morrendo. Não se sabe ao certo qual delas é verdadeira, e mesmo a história em si sofre modificações significativas dependendo da região. Por exemplo...
  1. Em Yamagata diz-se que alguma coisa terrível vai acontecer se Hanako-san falar com você em um tom de voz desagradável. Outra lenda de lá diz que Hanako-san é um lagarto de três cabeças, com três metros de altura, que usa a voz de garotinha inocente para atrair presas.
  2. Em Kurosawaiiri (Distrito de Iwate) conta-se que uma grande mão branca aparece em um buraco no chão da terceira cabine do banheiro se você dizer “terceira Hanako-san” (sanbanme no Hanako-san).
  3. No banheiro masculino de uma escola em Yokohama (distrito de Kanagawa), diz que uma mão sangrenta sai da privada se você andar em volta dela três vezes enquanto chama o nome de Hanako-san. Essa é uma das mais improváveis, já que Hanako-san costuma ficar no banheiro feminino.
  4. Hanako-san também é o nome de um possível fungo que se pega ao ralaro joelho no parquinho. Diz-se que cogumelos nascem na ferida.
Como eu mencionei antes, a Hanako-san é, em geral, inofensiva. Ela não costuma atacar as pessoas, mesmo as que entram no banheiro onde ela está, basta apenas que você não vá incomodá-la. Mas mesmo assim acabar fazendo, mostre a ela uma prova com uma nota perfeita, diz-se que isso a repele, embora o motivo seja desconhecido. Talvez ela tenha sido uma das garotas com notas maiores na escola. O que vocês acham?

quatro filmes sobre a lenda da Hanako-san, quatro versões da lenda. Como filmes japoneses da época, o orçamento para fazê-los era baixo, portanto, a qualidade não é das melhores. Mas incrivelmente, como nós sabemos da indústria cinematográfica de horror japonesa, a produção acabou ficando aterrorizante mesmo assim. Recomendo! Ela também aparece em três episódios do anime Gakkou no Kaidan, e na série, ela é pacífica e só quer ficar em seu cantinho sem ser incomodada.

 

  

Hanako-san em Gakkou no Kaidan
E aí? Quer conhecer a Hanako-san?

1 comentários:

Evilasio C. Junior disse...

Essa sessão sempre traz lendas bacanas. Conheci a lenda de Hanako San em animes, mas conhecia um pouco mais da História. Em animações ela normalmente é tratada como um fantasma inofensivo. Existem alguns animes que trazem ela como referência ou como personagem, mas um que me lembro bem é o Haunted Junction em que ela era uma garota (fantasma) muito bonita e pela qual um dos personagens principais era apaixonado.

Não sei se é referência ou se é uma lenda inglesa, mas uma versão diferente com lenda similar nos cinemas e literatura ocidental pode ser a Murta de Harry Potter.

E quanto a similaridade a nossa Loira do banheiro tem o fato de chamar três vezes e tal, mas na lenda Brasileira ela meio que sempre é alguém ruim da qual não se pode escapar.