segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Happy Valentine's day!

Oi, pessoas! Sejam bem-vindos novamente ao Aisuru... E hoje é 14 de fevereiro, dia de São Valentim! Ou, popularmente conhecido, dia dos namorados. No Japão, como na maioria dos países do mundo, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, diferente do Brasil, já que comemoramos em junho. Mas porquê essa diferença de datas? E o Valentine's day tem alguma peculiaridade no Japão? 


Apesar de comemorar na mesma data que quase todos os outros países, o Valentine's day no Japão é um pouco diferente e curioso. A começar pela entrega dos chocolates, que é feito exclusivamente pelas mulheres, isso mesmo! É tradição que as mulheres presenteiem os homens nesse dia. Um pouco machista? Talvez. E não existe só um tipo de chocolate não, na verdade, existem vários, mas os mais importantes e conhecidos são os Honmei Choco (本命チョコ – Chocolate de Intenção Verdadeira), usado para presentear a pessoa por quem se está apaixonada; Giri Choco (義理チョコ – Chocolate de Convivência Social), oferecido aos colegas de trabalho, conhecidos, clientes, como forma de gratidão; Family Choco (ファミリーチョコ – Chocolate de Família), dado para o marido e filhos; e o Tomo Choco (友チョコ – Chocolate de Amizade) Oferecido às amigas, como demonstração de afeto e companheirismo; Antigamente, o Honmei Choco era o chocolate mais vendido, mas com o passar dos anos o Giri Choco começou a bater o recorde. Faz até um pouco de sentido, já que uma pessoa tem muito mais colegas de trabalho e amigos do que outras pessoas por quem ela esteja apaixonada, né?



Mas calma, meninas! Antes de ficarem ofendidas com a data e suas tradições (as ocidentais, porque as próprias japonesas vêem essa tradição de presentear o amado como uma honra), tenho algo que vai alegrar vocês. Exatamente um mês depois, no dia 14 de março, ocorre o White day (ou Dia branco), uma espécie de resposta ao dia dos namorados. Só que é a vez dos homens de presentear as mulheres! E melhor, com uma caixa ainda mais cara! Algumas também podem achar isso machismo, mas vamos lá, não dá pra agradar gregos e japoneses, né? Uma curiosidade legal da data é que a maioria das mulheres costumam fazer o Honmei Choco com as próprias mãos, sem comprar em lojas. Os japoneses valorizam muito o caseiro, feito com as mãos, até porque só gostando muito de alguém pra ter esse esforço e trabalho de fazer um chocolate, né? Sem contar que é muito fácil ir numa loja e comprar uma caixa, qualquer um faz isso. Antigamente isso era mais freqüente, claro, mas hoje em dia não deixou de ser. Eu também prefiro algo feito com as próprias mãos, mesmo correndo o risco de ter muito sal ou açúcar! E vocês?

Happy Valentine's day, minna! <3
Ja ne~

0 comentários: