sexta-feira, 25 de março de 2011

Nippon News - Noticias da Semana

  Olá! Essa é a estréia da coluna Nippon News, onde trarei pra vocês as novidades que estão pintando lá pelas nossas adoradas terrinhas nipônicas.
  Com o terremoto e o consequente tsunami, a cada dia surgem novas e novas informações sobre os desaparecidos, mortos, aqueles que foram encontrados com vida, projetos e ações de ajuda ao Japão, e as consequências que isso trouxe para o país. Assim, esse será o foco da primeira postagem dessa coluna.
  Porém, antes de mais nada, vou explicar como funciona. A Nippon News é atualizada todo o sábado, mas como é uma coluna de notícias e novidades, todo o dia eu pesquiso e escrevo um pouquinho, corro igual a louco atrás de fontes, coloco meu inglês à prova e luto contra as barbaridades do Google Translate para ver as notícias em inglês que saem fora do Brasil, enfim, é uma verdadeira odisséia para trazer as notícias até vocês pontualmente toda semana.

Consequências e repercurssões dos desastres naturais de 11 de março no Japão

  -○ YouTube faz sua parte para ajudar as famílias no Japão

  Em parceria com com as equipes de tv's japonesas TBS e Asahi, o YouTube está fazendo sua parte para ajudar os sobreviventes do terremoto e do tsunami no Japão. As tv's TBS e Asahi filmaram videos de até um minuto em que os sobreviventes que estão em abrigos deixam mensagens aos familiares, ao mesmo tempo que pedem informações sobre os mesmos. Através do canal criado especialmente para a ocasião, pode-se localizar os parentes escrevendo seu nome em Kanji, Hiragana ou Katakana, ou pelo nome do abrigo.
  Esse serviço, batizado de YouTube Missing Person Finder, foi lançado no dia 18 desse mês, pouco tempo após ser lançado o serviço Person Finder pelo Google, e exatos 7 dias após o tsunami. Além disso os parentes dos desaparecidos podem contar também com o serviço de fotos do Picasa.
  Canal: Shousoku
                     
  -○ Por causa do terremoto, animes são censurados no Japão / Morre Hiroshi Kakoi vítima do terremoto



  Após os horrores que assolaram o Japão no dia 11 de março, muitos fãs se perguntaram como a tragédia iria repercutir no mundo dos animes. Muitos se perguntaram se o autor de seu mangá favorito havia sido uma vítima, se determinado cantor daquela abertura que você adora estava morto... Aparentemente, foram poucas as mortes (pelo menos divulgadas até agora) de autores de mangá. Porém, para a tristeza de muitos, Hiroshi Kakoi, animador de Macross Frontier II, foi uma das vítimas do terremoto. Kakoi também trabalhou em Astro Boy (1980) e em Moldiver.
  Mas, apesar da apreensão dos fãs quanto a isso, torcendo para que os autores estejam vivos, a maior repercussão da tragédia ocorreu de modo inesperado: Vários animes passaram a ser censurados, por abordarem temas de terremoto e tsunami.
  Precure DX3, filme que seria exibido sábado no Japão, teve uma cena de tsunami cortada. Oniichan no Koto Nanka Zenzen Suki jajain Dakara Ne foi exibido, apesar de conter uma cena de tsunami, que não foi censurada. Em Pokémon, um episódio em que a Equipe Rocket luta contra a Equipe Plasma foi pulado, e o Animax japonês foi proibido de exibir Tokyo Magnetude 8.0, que como diz o nome, conta os efeitos de um terremoto 8.0 em Tóquio.

  -○ Famosos dedicam obras ao Japão

 
O grupo Black Eyed Peas estava no Japão uma semana antes da tragédia de 11 de março, gravando o clipe da música "Just Can't Get Enough" na cidade de Tóquio. No começo do vídeo, a banda escreveu uma menssagem de apoio ao Japão. Fergie disse que os corações da banda estão com os japoneses nesses tempos difíceis. "Este é o momento certo porque o Japão sempre foi meu lugar favorito no planeta e foi ótimo fazer nosso clipe lá. Que Deus abençõe os japoneses. Mandamos nosso amor a eles", disse o rapper Taboo.
  Já no Brasil, o autor Walcyr Carrasco, que a pouco tempo foi alvo de críticas por alguns fãs da cultura japonesa equivocados, também dedicou sua nova novela, Morde e Assopra, para os japoneses.
As críticas dos otakus ao autor da novela começaram após ele postar em seu blog fotos do Japão dizendo que faria uma novela inspirada na temática nipônica. Alguns otakus precipitados começaram a acusar o autor de não ter conhecimento sobre o assunto, ameaçaram boicotar a novela e criaram a tag no Twitter #HYPERLINK "http://japanpopcuiaba.wordpress.com/2010/03/30/otakuscontraglobo-nova-novela-da-emissora/"OtakusContraaGlobo. Walcyr Carrasco deixou sua resposta as criticas também no Twitter.
  O autor falou da coincidencia da novela, que teve partes gravadas no Japão, com os recentes desastres naturais.

  -○ Gackt, Akira Toriyama e Gainax fazem sua parte pelos sobreviventes da tragédia
  A institução SHOW YOUR HEART foi fundada pelo cantor Gackt para ajudar os sobreviventes do tsunami no Japão. A fundação pretende juntar dinheiro para doar para a Cruz Vermelha e conta com o apoio de diversas bandas, como Shynia, da LUNA SEA, seu honônimo da Dir en Gray, h.NAOTO, Fujiwara Norika, Izumiya Shigeru, Ni~ya, Jinnai Tomonori, Haruna Ai, Koike Eiko, Tamaki Nami, Ohguro Maki; esportistas, modelos e outros músicos apoiam a instituição, que já arrecadou, conforme divulgado em seu twitter, 110 milhões de yens estão prontos para mandar 60 toneladas de material para as vítimias.
  No site do cantor a página da instituição também está disponivel em inglês, italiano, alemão, entre outros.
  Já a página inicial do site da Gainax, que é alterada periódicamente com desenhos relacionados com as animações, dessa vez está estampando diversos desenhos feitos pelos artistas de lá, dedicados ás vítimas do terremoto e do tsunami.
  Akira Toriyama e a editora Shueisha fizeram um curto vídeo de 35 segundos, onde convocam os fãs a fazerem uma Genkidama para ajudar as vítimas dos desastres naturais ocorridos no dia 11 de março. Para ajudar, basta visualizar o vídeo do canal Shueisha Master.





  Entre os dias 23 e 27 de março, a Shueisha disponibilizará gratuitamente a edição número 15 da Shonem Jump. A edição já devia ter chegado às lojas no dia 14 de março, mas a tsunami e o terremoto atrasam as entregas.

  -○ Vote já em seus animes, bandas, mangás e doramas favoritos!

 
Os brasileiros terão a chance de escolher seus favoritos dentre quatro categorias dentro da cultura japonesa: música, mangás, animes e doramas! O prêmio Ichiban Brasil, que será o responsável pela votação, que elegerá os melhores de 2010, tem como equipe Denys Almeida, Leo Kusanagi, e agora conta com um novo integrante, Diogo Prado. Membros de 18 sites e blogs nacionais serão selecionandos para serem os jurados da premiação, que começou dia 20 de março e encerra no dia 31. Para votar, é só clicar no banner abaixo!

Ichiban Brasil


Leo Kusanagi - Mithril

  -○ Warner Bross sonda atores para live-action de Akira

 
A Warner Bross está começando os preparativos para o live-action de Akira, originalmente de Katsuhiro Omoto, que será dirigido pelos irmãos Allen e Albert Hughes. O roteiro passou por Gary Whitta, Albert Torres, Mark Fergus e Hawk Ostby, antes de chegar as mãos de Steve Kloves. Para o papel de Tetsuo, a Warner Bross tem em vista os seguintes atores: Robert Pattinson (franquia Crepúsculo), James McAvoy (Desejo e Reparação, O Último Rei da Escócia) e Andrew Garfield. Já para o papel de Kaneda, os possíveis atores são: Garrett Hedlund (Tron – O Legado), Michael Fassbender (Bastardos Inglórios), Chris Pine (Star Trek), Justin Timberlake (A Rede Social, Alpha Dog) e Joaquin Phoenix (Johnny e June, A Vila).
  Para os fãs do anime, alguns desses nomes podem causar polêmica e discussões, mas somente o tempo dirá.


0 comentários: