terça-feira, 22 de março de 2011

Shunbun no hi (春分の日)

Olá, meus queridos! Estamos mais uma vez aqui, nesta terça-feira, para conhecermos outro feriado ou festival importante no Japão. Hoje, especialmente esse ano, comemora-se o Equinócio da Primavera (春分の日 Shunbun no hi). Oficialmente, ele é comemorado no dia 21 de março (ou seja, ontem), mas como todos os feriados que caem nos domingos são transferidos automaticamente para a segunda-feira, e o fuso horário do Japão acrescenta algumas horas à nossa contagem, aqui no Brasil conta como hoje. O Equinócio da primavera, que pode ser chamado apenas de Primavera, está recheado de significado, e embora alguns considerem apenas uma data de mudança de estações, este período tem muito mais história por trás.



Além de representar o caminhar em sentido leste-oeste do sol em cima da linha do Equador, que faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração, também marca o ponto médio de 7 dias durante o período do equinócio (O-Higan, お彼岸). Os três primeiros dias são chamados de Higan no Iri (彼岸の入り), o quarto (central) Higan no Chunichi (彼岸の中日), e os últimos três dias são chamados de Higan No Ake (彼岸の明け). A palavra Higan significa "outra margem", e esta mesma definição está diretamente ligada à doutrina budista que diz que há um rio de ilusão, paixão, dor e tristeza, que divide o mundo terreno do Nirvana. Somente atravessando esse rio se consegue a salvação espiritual. Também se diz que quando os dias e as noites são iguais, como no período de equinócio, Buda vem à Terra para levar as almas e conduzí-las em direção à salvação. Por conta disso, a prática da visita aos cemitérios, aos túmulos de parentes e entes queridos, faz parte do ritual do equinócio. Oferecer alimentos e demonstrar gratidão à natureza também são práticas muito freqüentes durante esse período, que consiste em ofertar doces feitos especialmente para aquela data, lavando e limpando os túmulos e enfeitá-los com flores e incensos.



Além disso, cerimônias budistas em homenagem aos mortos são realizada em todos os templos, e nas casas os altares dedicados a esses entes são ornamentados com o Ohagi, que consistem em bolos de arroz cobertos com pasta de feijão.
E aí, gostaram? O Shunbun no Hi é, particularmente, uma das minhas épocas favoritas, porque está recheada de sentimento, desejos íntimos, considerações para o futuro e doutrinas budistas que são, para mim, muito importantes. Espero que tenham gostado!

0 comentários: