segunda-feira, 14 de março de 2011

White Day

Olá, pessoinhas amadas! Cá estou eu inaugurando a coluna Karendā, que tratá matérias sobre os diversos feriados que se tem no Japão. Será semanal e falará de um dos feriados daquela semana (em geral, o mais importante) para que vocês possam se integrar um pouco mais na cultura Japonesa. Eu, Nana, vou coordenador essa coluna e espero que a gente se dê super bem, tá? Sem mais delongas, decidi fazer uma SUPER estreia! Nesta matéria, conheceremos um pouco do White day, comemorado exatamente no dia de hoje, 14 de março.

O White Day é, originalmente, uma convenção de feriado criado pelo marketing japonês. Ele representa a retribuição dos homens ao chocolate recebido das mulheres no Valentine's Day, comemorado exatamente um mês antes, 14 de fevereiro, assim como na maior parte dos países do mundo. Esse feriado nasceu no Japão e hoje é comemorado também na Coréia e em Taiwan.


Apesar de ter um significado super fofo, o feriado passou por um processo de "capitalização", assim como a maioria dos outras comemorações, e se tornou apenas um dia a mais para que as lojas e fabricantes de chocolates possam lucrar em cima de algo que era pra ser representativo e bonito. Muitos homens tem o costume de fazer o próprio chocolate (que por causa do nome do dia tende a ser, muitas vezes, branco), mas isso tem diminuído mais a cada ano. Assim como o Valentine's day, o White day também é muito citado em animes e filmes do gênero, principalmente naquele voltado para o público feminino, por possuir um cunho romântico.


Assim como o Valentine's day, nosso feriado em questão nasceu quando um fabricante de mashmallow (no caso do dia dos namorados, era chocolate) começou a promover a idéia de que os homens deveriam retruibuir às mulheres por terem se dado ao trabalho de fazer chocolate, embrulhar e entregar-lhes com tanto carinho e sentimento. Claro que era mais uma forma de vender e lucrar, mas, seja como for, se espalhou e acabou se tornando o que vocês estão lendo agora.



Curiosidades...

  • O White day só existe no Japão, Coréia e Taiwan, pelo menos com esse significado. Nos outros países do mundo, o Valentine's day serve tanto para os homens presentearem quanto as mulheres.
  • O nome do feriado, originalmente, era Mashmallow's day, mas depois foi modificado. Por causa da cor do Mashmallow, também passou-se a adotar a idéia de presentear com chocolate branco.

E aí, gostaram? Alguma garota recebeu presentes hoje?

0 comentários: