quinta-feira, 10 de março de 2011

Entenda sobre os Kimonos

Minna-san! Depois desse feriadão prolongado (no qual, espero, que todos tenham se divertido) estamos de volta! Assim como mencionei mês passado, o Aisuru está retomando suas atividades, paralisadas por um curto período de tempo devido a imprevistos técnicos (leia-se, meu computador me deixou na mão, mas graças a Buda voltará do conserto ainda essa semana). Temos muitas mudanças em prática e muitos anúncios para fazer, e confesso que estou muito empolgada. Primeiramente, temos membros novos na equipe (Jön, estreando a coluna de Comentários, e a Bou, que ficará na área de Notícias Artísticas, junto com a Gueh), e eu gostaria de dar-lhes boas-vindas. Também temos novas sessões, como o Reclame!, um projeto que eu já vinha querendo inaugurar há um bom tempo, então dêem uma olhadinha para se informarem melhor. E por último, repararam no layout? Devo dizer que realmente gostei dessa versão. Ela define bastante o que significa "Aisuru" e eu tive a oportunidade de incrementar mais o blog no quesito imagens. Vocês podem visualizar isso ao clicarem nas diversas páginas contidas aqui, vai ter sempre a imagem de um coraçãozinho fofo gay antes dos anúncios. Nee, vamos ao assunto da postagem de hoje?

Pensando sobre o que eu poderia trazer de bom pra vocês, optei por falar sobre os kimonos. Pra quê coisa mais típica que essa vestimenta tão presente no dia-a-dia dos japoneses? Pra quem acha que os kimonos são todos iguais, eu adianto que não é bem por aí, não. No Japão, há kimonos para quase todos os tipos de pessoa, variando com a hierarquia, com o sexo, a idade e a ocasião. Vocês vão se surpreender com a burocracia gostosa que tem por trás dessa vestimenta tão típica.


Primeiramente, o que é o kimono? A palavra kimono significa, ao pé da letra, "coisa para usar" (ki = usar e mono = coisa) e é usada para denotar uma vestimenta tradicional japonesa. Surgiu na metade do século XVI e era usado, a princípio, como roupa de baixo. Com o tempo, passou a ganhar outros formatos, cores e estampas, vestindo desde a classe humilde até a mais afortunada. O que nós chamamos kimono é, na verdade, o kosode, a peça principal da vestimenta, e devido ao significado abstrato e ingênuo da palavra kimono, fora do Japão, ela pode ser usada pra denominar qualquer gama de roupa.

Os kimonos da antiguidade, pelo menos os mais requintados, eram muito volumosos, com várias camadas (algumas bem pesadas), cheios de cores e acessórios. Com o tempo, esse costume foi se modificando, embora alguns aspectos dessa época ainda permaneçam em certas vestimentas, como é o caso do traje cerimonial de casamento. Mas mesmo os mais requintados não possuem mais o mesmo glamour, até porque uma questão de adaptação, modernização e globalização. Hoje, no Japão, há dois tipos de traje: o Wafuku (vestimenta tipica e tradicionalmente japonesa) e o Yofuku (vestimenta ou estilo ocidental).

Há vários tipos de kimono, que variam com a idade, o estado civil, o sexo, estação do ano, parentesco, ocasião... Apesar de serem muito parecidos visualmente, e muitos deles difereciarem-se apenas por um ou dois desenhos a mais na borda, é ideal que a hierarquia seja respeitada. Podem servir como uma espécie de placa, que avisa que alguém é casado, por exemplo.

Shiromuku: Refere-se ao Uchikake totalmente branco. Nos tempos antigos, era usado pelas mulheres da nobreza, mas hoje em dia faz parte do traje nupcial e é essencial.

Kurotomesode
Furisode: Significa, literalmente, "mangas que balançam", onde a manga varia de 70 a 90cm de comprimento. É o kimono formal das mulheres solteiras, ricamente estampado, com um obi brilhante amarrado nas costas. Costuma ser usado no Seijin Shiki (Dia da Maioridade, comemorado em janeiro, quando as moças completam 20 anos) ou nas recepções de casamentos, quando são parentes da noiva.

Kurotomesode: "mangas curtas preto", decorados com 5 kamons (escudos de família) impressos nas mangas, peito e costas. É o kimono mais formal das mulheres casadas e é usado, geralmente, pelas mães dos noivos no casamento.

Houmongi: ou "traje de visita", geralmente em tons pastéis, decorado em uma das mangas. É um pouco menos formal e é eventualmente usado pelas amigas da noiva no casamento ou recepções e festas.

Iromuji: Kimono de uma só cor, que pode ter textura mas sem decoração em outra cor, usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon nas costas. É pouco formal, mas considerado elegante demais para o uso diário.

Yukata
Komon: "estampa pequena", é um kimono decorado com uma figura pequena que se repete padronizadamente por toda a peça. É casual, pode ser usado para sair à tarde ou jantar à noite em um restaurante, podendo ser escolhido tanto por solteiras quanto para casadas.

Tomesode: ou "mangas encurtadas", kosode de seda com mangas que variam de 50 a 70cm. O nome veio do costume de, quando casadas, as mulhes usavam apenas kimonos de mangas curtas (ou cortavam as dos que já tinham) como símbolo de fidelidade ao marido. A maior parte dos kosodes são desse tipo.

Yukata: O meu favorito, é o mais informal de todos os kimonos. É feito de algodão e é bem leve, podendo ser usado no dia-a-dia ou em Matsuris (festivais).

E aí, muita informação? E olha que eu selecionei apenas os que achei mais importante. Ainda existem muitos outros tipos de kimono, mas como tem uma diferença pequena demais, resolvi mostrar aqui apenas os mais importantes. Não quero me ater apenas, porém, às denominações dos kimonos e o lugar onde são usados. Vocês sabem como se chama aquele tamanco de madeira que os japoneses usam junto com os kimonos? Ou como se se chama o kimono masculino? Bem, são duas curiosidades que eu quero compartilhar com vocês.

A sandália de madeira usada pelos homens e mulheres japoneses junto com o Yukata se chama Geta, e geralmente é informal. O kimono masculino é muito mais simples que o feminino, contendo pouquíssimas variações. Geralmente é de tamanho único, ajustável, e resistente. Pouco bonito, talvez, mas muito funcional e confortável, diferente das pesadas roupas femininas. E você sabe o que é o Obi? É aquela faixa que mantém o kimono fechado. Os homens geralmente os usam embaixo da barriga, enquanto as mulheres em torno do tronco e amarrado nas costas. Uma coisa interessante sobre o Obi é que a posição dele é o que diferencia uma Gueixa de uma Oiran, sendo esta segunda a verdadeira "prostituta japonesa", e não a primeira, como a maioria costuma pensar errôneamente. As Oiran usam o Obi amarrado na frente do corpo, para facilitar na hora de desamarrar, enquanto as Gueixas os usam na parte de trás. Os dois tipos são incrivelmente semelhantes, diferenciando-se visualmente apenas pela posição do Obi.


Apesar de bonito, o kimono não é mais tão usado como antigamente. Os japoneses, nos dias de hoje, optam por looks ocidentais e modernos, e o kimono só vem sendo utilizado em ocasiões formais ou especias, como a Cerimônia do Chá, o casamento ou festas particulares. Uma prática que eu, particularmente, não achei muito legal. Espero que, daqui a alguns anos, eles não deixem o kimono completamente de lado.

Nee, e aí? Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre os kimonos. Eu não disse que não era tão fácil? Então! E pensar que algo que víamos parecer tão simples tem tanta variação, tipo e ocasião...

Até mais, gente!

1 comentários:

Airy disse...

Nossa! Eu estava certa de ter adicionado todos os buttons, enfim, estou colocando o seu agora.

Eu tinha duas yukatas (dei uma para a minha prima) e sempre uso quando vou a matsuris, ou outros eventos que me permitam usá-la.
^^